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[TUTORIAL​] Troca do aditivo do radiador
#1
Vamos lá, gurizada, mais um tutorial pra os malucos como eu que gostam de fazer a manutenção da moto por conta própria.

Essa é uma tarefa simples, que requer poucas ferramentas, e que a rigor só tem uma tarefa um pouquinho mais difícil.

O tutorial segue o manual de serviços Haynes.

[Imagem: de71597bbee7b3a1f35685d1cbde789a.jpg]

Vamos ao tutorial.

Aviso de segurança: NÃO FAÇA ESSE SERVIÇO COM O MOTOR QUENTE. Há risco de queimadura com o líquido do radiador.

1. Retirar o banco e a carenagem do falso tanque, lado direito (ponto de vista de quem está pilotando).
[Imagem: cbc73e12ce85155cd52978c88c889bb2.jpg]
[Imagem: b9cb86981e2c629d213cdaf75c83d841.jpg]


2. Soltar o reservatório do aditivo e esgotá-lo em um recipiente adequado.
[Imagem: ab92b36122e65881218d2d1d23cbce3d.jpg]
[Imagem: c0f65b106f1e47d580aa8dd448ae4d3a.jpg]

3. Abrir com cuidado a tampa do radiador. Se ao girar um pouco a tampa houver saída de vapor, esperar que pare antes de abrir completamente. Sugiro usar luvas ou um pano grosso caso o motor não esteja completamente frio.
[Imagem: 7dfece086e76abe4a7902bfcbbe86ae8.jpg]

4. Retirar o parafuso de dreno na frente do motor. Cuidar não perder a arruela de cobre. Troque ela se estiver danificada. Vai jorrar líquido pelo orificio, então deve-se ter um recipiente adequado à mão. Aguardar que esgote todo o líquido.
[Imagem: c65c6da67f08a485b9fc6e5389055c04.jpg][Imagem: 8a8e479f5d5d9093d65a25cdec71a7e6.jpg]

5. Retirar o parafuso que prende a tubulação inferior do radiador de óleo e soltar o tubo. Vai sair mais líquido, então deve-se estar com o recipiente preparado para coletar.
[Imagem: e254afd13ba1cb81ab16b6f6b4ab6e13.jpg][Imagem: 2a5fb244599d03a9ea63a91e04c148cc.jpg]

Feita essa etapa todo o líquido foi esgotado. Começa a remontagem.

6. Verificar as condições do o'ring do tubo recém desconectado. Ele pode ter permanecido dentro do motor, e nesse caso é preciso retirar de lá (eu retirei com a ponta do dedo mínimo). Veja se o o'ring está completamente íntegro e com a borracha flexível. Havendo qualquer dano, precisa ser substituído (sugiro já ter em casa - é um o'ring 12 x 2,5).

7. Conectar novamente a tubulação ao radiador de óleo. Colocar o o'ring no seu lugar na ponta do tubo (nunca no radiador). Lubrificar o o'ring com um pouquinho de vaselina ou mesmo lubrificante a base de água para facilitar a entrada. Inserir a ponta do tubo no orifício até que esteja no seu lugar, e só então parafusar. NUNCA utilizar o parafuso como meio para forçar o tubo a entrar para o lugar, pois isso danifica o o'ring.

Essa é a tarefa mais difícil de todo o serviço. Há risco de danificar o o'ring se não for cuidadoso nessa etapa.

8. Recolocar o parafuso de dreno na frente do motor.
[Imagem: 46b6bd6bfbe454aeba47e342116b2d27.jpg]

9. Encher cuidadosamente o radiador com aditivo. Sugiro utilizar fluido para motores de aluminio que já venham prontos, diluídos na mistura correta. Encher aos poucos para o ar poder sair. Apertar as mangueiras para retirar bolhas de ar. Completar com aditivo novo até o "pescoço".
[Imagem: 2c06498f37c0cfa333c92b13adba75c2.jpg]
[Imagem: 4b6ae19a77d976a285d7318260fcafb2.jpg]

10. Fechar o radiador com sua tampa.
[Imagem: 43066b9542fe1ffd9c6395c8373a7693.jpg]

11. Completar o reservatório até o nível máximo indicado na lateral.
[Imagem: 28a24693b0b48c567199363a211f78b4.jpg]

12. Abrir sutilmente o parafuso de dreno na bomba d'água, para retirar o que houver restado de ar. Fechar tão logo saia líquido. (Faltou foto... Vou providenciar. É o parafuso marcado com uma flecha na bomba).

13. Ligar o motor e deixar aquecer até ligar a ventoinha. Desligar o motor. Verificar e completar o nível de aditivo novamente no reservatório.
[Imagem: cd43dc37a5ef4ac50ca2c66f6f8391a3.jpg]

14. Recolocar as carenagens. E tá pronto o serviço.
[Imagem: aaae3826630af11e3bc55adbcd2e62d9.jpg]
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#2
Belo trabalho e diversão com sua moto parabens
ERALDO

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#3
Demais o tutorial, como sou fã de motul eu usava o Motocool quando eu tinha moto com radiador.
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#4
Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.
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#5
Isso é ser racional e nao faz mal pro bolso tb.
Eraldo

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#6
Muito bom,a dica do Haynes também é ótima.Obrigado.

ps.Produtos da motul são bons,mas realmente não sei porque são tao mais caros que os concorrentes.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#7
Rodrigo,desculpe desviar do tópico,mas voce já fez manutenção nas pinças de freio da sua moto?Voltei de uma viagem longa e peguei muito pó,acho que vou retira-las para uma limpeza.Achei bastante material no you tube, mas nada sobre os freios da R1200 gs lc.Abrax.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#8
Sal, já troquei pastilhas dianteiras e traseiras, mas nunca desmontei as pinças! Vou ficar devendo nessa!
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#9
rodpcastro Escreveu:Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.

Motul no passado era muito cara mesmo, hoje em dia se procurar bem acaba encontrando num preço legal, a Motul está entrando forte no mercado e isso baixou os preços de muitos produtos. Eu uso em todos carros e motos os produtos deles faz anos e estou muito satisfeito.
Quem quiser um fluido de radiador bom e barato tem o da honda também que já vem pronto para uso.
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#10
Preciso fazer isso na minha GS caiu como uma luva
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