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Troca das buchas do amortecedor de direção
#1
Se tem uma coisa que me diverte é achar soluções simples para os problemas da moto. Essas buchinhas de borracha do amortecedor de direção custam 38 reais cada uma na concessionária. Imagina aí, trinta e oito reais por uns pedacinhos simplórios de borracha comum. Sem condição de aceitar isso, seria como concordar em ser assaltado. Então, fiz novas em casa a custo ZERO.

https://youtu.be/Y_iHdd1SRQc

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#2
Rods,

Uma peça original de uma indústria automotiva é muito mais que algumas gramas de material.
Todo um depto. de engenharia, de compras, de inspeção de recebimento, de garantia da qualidade estão por trás de cada peça.
E isso custa dinheiro...

Raras são as peças que se pode comprar com certeza de qualidade idênticas às de fábrica: rolamento é uma delas, desde que não seja um rolamento especial da montadora.

Sem conhecimento técnico e sem saber as especificações de projeto, parece tudo igual. Como um simples parafuso, sempre que for trocar, compre a mesma classe de material gravado na cabeça.
No caso de um retentor: não se trata de um pedaço de borracha preta, mas existem 4 diferentes materiais disponíveis e parecem ser os mesmos...

A Sabó que citei em outro tema é um dos maiores fabricantes no mundo, tendo fábricas nos USA, Hungria, China, Áustria, Argentina e várias na Alemanha. É bem provável que Retentores e O'rings de nossas BMWs sejam da Sabó alemã...

Para conhecer um pouco mais sobre retentores, veja esse link, bastante interessante: https://www.sabo.com.br/retentores

Desmontou algum componente? Troque sempre juntas, O'rings e retentores se existirem, são peças muito baratas...
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#3
Muito bom, Rods. Valeu a dica.
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#4
Gnegraes Escreveu:Rods,

Uma peça original de uma indústria automotiva é muito mais que algumas gramas de material.
Todo um depto. de engenharia, de compras, de inspeção de recebimento, de garantia da qualidade estão por trás de cada peça.
E isso custa dinheiro...

Raras são as peças que se pode comprar com certeza de qualidade idênticas às de fábrica: rolamento é uma delas, desde que não seja um rolamento especial da montadora.

Sem conhecimento técnico e sem saber as especificações de projeto, parece tudo igual. Como um simples parafuso, sempre que for trocar, compre a mesma classe de material gravado na cabeça.
No caso de um retentor: não se trata de um pedaço de borracha preta, mas existem 4 diferentes materiais disponíveis e parecem ser os mesmos...

A Sabó que citei em outro tema é um dos maiores fabricantes no mundo, tendo fábricas nos USA, Hungria, China, Áustria, Argentina e várias na Alemanha. É bem provável que Retentores e O'rings de nossas BMWs sejam da Sabó alemã...

Para conhecer um pouco mais sobre retentores, veja esse link, bastante interessante: https://www.sabo.com.br/retentores

Desmontou algum componente? Troque sempre juntas, O'rings e retentores se existirem, são peças muito baratas...
Gnegraes, são simples anéis de borracha de EVA. Simples assim. Não é ciência de foguetes. Eu trabalho em indústria. Cada peça apenas cumpre uma função. Se a substituta cumpre a mesma função, está ok.

Não sou fanático por peças originais e busco sair das pegadinhas das fábricas.

Mas não é que eu vá trocar a moto toda por peças equivalentes. É que trabalho com engenheiros de projeto e sei como são tomadas essas decisões. Muitas vezes há uma penca de opções e apenas se usa a mais disponível. Neste caso são apenas pequenos anéis de borracha, que como falo no vídeo, cumprem 2 funções - evitar barulho e evitar entrada de água nas juntas esféricas. Qualquer borracha macia ali vai fazer o mesmo efeito.



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#5
Válida a dica, mas na minha opinião 38 reais pela peça não está caro, lembrando que por mais que parece uma simples borracha, se trata de peças importadas e que pode ter especificações de acordo com uso e durabilidade, para uma peça de segurança eu não corro riscos!


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#6
São apenas borrachinhas de EVA, são certamente nacionais e bem simples. Cumprem função definida no vídeo.

Mas querendo pagar 38 reais por cada uma, qual o problema? Cada um se diverte com seu dinheiro! Eu já prefiro economizar com besteira e gastar com pneus e pastilhas de freio de ótima qualidade.

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