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Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Avaria no pedal (alavanca) de câmbio (/Thread-avaria-no-pedal-alavanca-de-c%C3%A2mbio) Páginas:
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Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Wirchen - 26-07-2020 Caros do fórum, ontem estreei minha F850GS (exato 1 ano de uso), após uma rotatória tinha um sinal, este sinal tava vermelho pra esquerda, verde para ir reto, foquei no sinal, esqueci da rotatória e aí, pau, colidi com uma moto menor com 2 ocupantes. A moto tombou em cima da perna esquerda, luxação em 2 lugares, um pouco de dor numa costela mas acho que não tive avarias maiores. Vamos à moto: alguns poucos arranhões acho que todos nas peças plásticas, um arranhado um pouco maior naquela peça de aço redonda que fica embaixo com o escrito BMW (algo parecido com o cárter de óleo) e de avaria mesmo, o pedal (alavanca) de câmbio que entortou pra trás (foto anexa) e sobre o qual, indago os integrantes do fórum. Antes de detalhar a minha dúvida sobre o pedal de câmbio, um adendo: acho que o protetor de motor e o protetor de carenagem impediriam estes pequenos danos. Gostaria de saber quem tem experiência com estes 2 protetores em relação à F850GS no que diz respeito a que tem que ser original, se são 2 peças separadas mesmo, se os paralelos são bons ou se comprometem a estrutura em caso de abalroamento etc etc etc. Voltando ao pedal de câmbio, o que vocês acham: - levo na concessionária ou num bom mecânico? - consegue-se desentortar ou coloca-se um pedal novo? - parece muito simples retirar o pedal porém a chave que se usa é nativa da BMW ou qualquer bom mecânico tem uma? - a haste que o pedal empurra para cima e para baixo parece que ficou intacta, só torceu um pouco no encaixe, será que consigo aproveitar? - e por último, será necessário algum ajuste da marcha tipo um serviço que só a BMW consiga fazer? Em tempo, a moto desalinhou pouca coisa. Caros, minha moto não tem seguro, me desculpem a mensagem longa e qualquer ajuda é bem-vinda. Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - EvertonM - 26-07-2020 Acredito que um bom e cuidadoso mecânico consiga resolver tudo. As chaves para esse serviço são comuns em boas oficinas. O problema maior é a alavanca do câmbio, que talvez seja mais difícil de desentortar - não impossível. Considerando a impossibilidade de retornar ao estado original, já iria vendo as opções de compra dessa peça. Pela foto - e se não afetou nada no câmbio - parece algo não muito complicado. Certamente o protetor de motor e de carenagem teria ajudado. Há fabricantes alternativos de boa qualidade (Givi, por exemplo), mas há outros. Procure verificar como são presos os protetores originais e busque opções que observem essa mesma fixação. Boa sorte. Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Wirchen - 27-07-2020 Obrigado Everton pelas informações. Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - PabloTiago - 28-07-2020 Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era). Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork. E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples. Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Reiner - 28-07-2020 Pablo, desculpe descordar, mas o pedal da moto do Fernando volta à posição original brincando..... Sds... Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Reiner - 28-07-2020 O correto é: discordar, e não é brincando. Um bom profissional corrige o pedal sem dificuldades. Sds Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Gnegraes - 28-07-2020 PabloTiago Escreveu:Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era). Corrigindo: a chave se chama TORX, e não tork... Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Wirchen - 01-08-2020 Obrigado a todos pelas informações. Encarei a concessionária e como eu já tenho experiência com as premium’s, fui preparado para uma super facada. Para minha surpresa vou levar “apenas” uma facada. Aproveitando o gancho do protetor de motor, achei este manual de instalação do produto da GIVI (https://media.givi.it/XN-Prodotti/istruzioni/TN5127.pdf) e tô pensando seriamente em eu mesmo encarar a instalação. As dicas que recebi aqui da GIVI e da chave torx me empolgaram. Para isso é fundamental ter as ferramentas certas mas acho que tenho a maioria. Numa olhada rápida no manual, acho que minha maior dificuldade será o torque a ser empregado (tightening torque). Qualquer dica será bem-vinda. O protetor da GIVI achei por R$ R$1.759,00 na internet e na concessionária o orçamento do protetor original, cujo códigos são 77418522927 e ...28 mais 4 parafusos ficou em R$ 3.295,73. Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Gnegraes - 02-08-2020 Bom dia Fernando, Antes de fechar a compra com a Givi, verifique os preços dos protetores da Marca SW Motech, é de excelente qualidade. Você esqueceu de nos informar quanto a CC cobra pelo pedal do câmbio... (apenas para testar e aferir o meu "chutômetro", diria custar em torno de R$550...) Avaria no pedal (alavanca) de câmbio - Wirchen - 02-08-2020 Vamos ao orçamento da concessionária: Pedal do câmbio: R$ 413,00 Mão de obra: R$ 349,00 Diagnóstico: R$ 350,00 Pedi um diagnóstico, precisava saber se estava tudo bem com toda a estrutura de marchas e tbem com o alinhamento da moto, devido a queda. Resolvi encarar a concessionária, a moto tem 1 ano de uso. Até prova em contrário, prefiro acreditar que a CC é o melhor lugar pra mexer na moto. Guilherme, me empolguei com a GIVI porque achei o manual sensacional, bem “for dummies”. De qualquer jeito vou pesquisar sobre a Motech. Eu vislumbro colocar o protetor e talvez outros acessórios pra quando eu for começar a encarar o off. |