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Ferramenta para testar o óleo do motor - rodpcastro - 04-04-2021 Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto. Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual. https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM https://youtu.be/tCwLXe85VS8 Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Ferramenta para testar o óleo do motor - Gnegraes - 04-04-2021 rodpcastro Escreveu:Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto. Rods, Claramente este aparelho pode ser um turbidímetro. A vida de todo óleo de cárter de um motor de combustão interna depende do seu Fator de Serviço, ou seja, do modo da condução do veículo, das condições ambientais (temperatura) e do tipo de transito mais frequente. Os fabricantes adotam uma condução do veículo dita normal e mista entre cidade e rodovia. Uso severo em transito pesado, baixas velocidades e temperaturas altas deterioram o óleo de cárter, ao contrário da condução predominante em velocidades constantes em rodovias. A principal característica do óleo lubrificante é sua viscosidade e sua estabilidade ao longo do uso no motor. A perda de viscosidade pode levar a quebra do motor, por não atender mais aos requisitos de formação de filme lubrificante entre partes metálicas em atrito. Para medir a viscosidade só com uso de um viscosímetro. Outras características secundárias são obtidas por aditivos colocados nos óleos tais como: - detergentes (para limpeza das partes internas do motor) - anti espumantes. - anti oxidantes. O óleo pode até estar opaco por sujidades coloidais dissolvidas nele, mas se a viscosidade esta dentro da faixa especificada, nada impede continuar a rodar com este óleo. Sujeiras mais "grossas" / sólidas são retidas no filtro de óleo de cárter. Motores já bem rodados possuem folgas maiores nos anéis dos pistões e entre os pistões e as camisas, o que leva a um aumento da queima de óleo de cárter na superfície das camisas e na câmara de combustão , cujos resíduos são absorvidos pelo óleo de cárter, deixando-o escuro mais rapidamente. Em minha opinião este aparelho apenas lê o quão opaco está o óleo, ou seja sua turbidez. Já que você tem o aparelho, experimente testar o óleo de um mesmo motor novo com baixa kilometragem e outro bastante rodado, de preferência com a mesma kilometragem rodada com o óleo. A diferença na cor do óleo (turbidez) será enorme, sem necessariamente condenar o óleo do motor mais velho. O fabricante indica que o limite do uso do óleo é 30%. São 30% de que? Qual a unidade de leitura do instrumento? Tem mais informações? Ferramenta para testar o óleo do motor - bybecker - 26-05-2021 Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso. É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar? Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico. Ferramenta para testar o óleo do motor - bybecker - 26-05-2021 Este aparelho deve ser bom, desde que o olho do cara, e o viscosímetro entre-dedos sejam aferido pelo INMETRO...kkkk Ferramenta para testar o óleo do motor - diogomail - 26-05-2021 bybecker Escreveu:Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.Concordo....É muito simples e as pessoas complicam. Sigam o manual. Diogo Emanuel Maia [emoji1054] Ferramenta para testar o óleo do motor - rodpcastro - 03-07-2021 Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético. Será que chegou aos 10.000km indicados no manual? https://youtu.be/RLUVRbdnPlM Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Ferramenta para testar o óleo do motor - Reiner - 03-07-2021 rodpcastro Escreveu:Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.Olá Rodrigo, muito bom o vídeo. Só entendo que o óleo está cumprindo muito bem pelo menos uma das funções, que é a limpesa do motor. Talvez o filtro é que está falho...., outra coisa, achei bastante temerário condenar uma marca de óleo usando um aparelho sem aferição oficial do Inmetro. Espero, sinceramente, que você não venha a ter problemas com isso. Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Ferramenta para testar o óleo do motor - rodpcastro - 03-07-2021 Ninguém condenou marca de óleo. 8.000 km é uma boa marca. Não sei ainda até onde as outras chegam, veremos. O próximo é o Repsol 100% sintético. Ah, o filtro de óleo era HiFlo HF 160, excelente qualidade O filtro não é para esse tipo de contaminantes, mas para material particulado a partir de certo tamanho que eu não pesquisei. Quanto a ter problemas com isso, são apenas fatos. Os testes foram feitos e o resultado é esse. Se o aparelho é aferido pelo Inmetro pouco me importa, eu não sou laboratório. Sou um usuário relatando minha experiência. Comprei o óleo com meu próprio dinheiro, usei na minhaa própria moto e fiz 3 testes consecutivos com o mesmo aparelho. Ah, tem uma explicação bem interessante (como sempre) do Gnegraes mais acima nesse tópico, vale ler. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Ferramenta para testar o óleo do motor - Reiner - 03-07-2021 Rodrigo, estou só expondo o que entendi....desculpa aí. Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Ferramenta para testar o óleo do motor - Gnegraes - 04-07-2021 Rodrigo, Como já havia perguntado anteriormente, esse aparelho mede "algo" que não diz o que é e mostra um resultado desse algo em %. Mais uma vez minhas perguntas: - mede o que? - indica uma % de que? Se o aparelho não diz o que mede e apenas diz se o óleo está bom ou ruim, é uma enganação. Se fosse um instrumento sério, diria com todas as letras o que faz e qual o critério adotado para dizer "OK" ou "Ruim". A propriedade mais importante de um óleo é a sua viscosidade e sua capacidade de mantê-la ao longo do uso no motor. Suas outras propriedades são importantes mas secundárias. Os fabricantes de motores indicam a kilometragem recomendada para a troca do óleo de cárter, incluindo aí o filtro. Nos dias de hoje e com uso dito normal, recomendam a troca a cada 10.000km. Esse valor não é o limite, de outra forma com 10.100km por exemplo, surgiriam problemas. Nenhum fabricante indica valor limite, mas um valor recomendado para a troca, visto que se inicia a perda gradual de suas propriedades. Os atuais óleos lubrificantes de cárter são de alta tecnologia e aguentam muito desaforo no uso. As trocas feitas nos intervalos recomendados garantem bom desempenho e vida longa ao motor. |