rodpcastro Escreveu:Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.
Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.
https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM
https://youtu.be/tCwLXe85VS8
Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Rods,
Claramente este aparelho pode ser um turbidímetro.
A vida de todo óleo de cárter de um motor de combustão interna depende do seu Fator de Serviço, ou seja, do modo da condução do veículo, das condições ambientais (temperatura) e do tipo de transito mais frequente.
Os fabricantes adotam uma condução do veículo dita normal e mista entre cidade e rodovia.
Uso severo em transito pesado, baixas velocidades e temperaturas altas deterioram o óleo de cárter, ao contrário da condução predominante em velocidades constantes em rodovias.
A principal característica do óleo lubrificante é sua viscosidade e sua estabilidade ao longo do uso no motor. A perda de viscosidade pode levar a quebra do motor, por não atender mais aos requisitos de formação de filme lubrificante entre partes metálicas em atrito.
Para medir a viscosidade só com uso de um viscosímetro.
Outras características secundárias são obtidas por aditivos colocados nos óleos tais como:
- detergentes (para limpeza das partes internas do motor)
- anti espumantes.
- anti oxidantes.
O óleo pode até estar opaco por sujidades coloidais dissolvidas nele, mas se a viscosidade esta dentro da faixa especificada, nada impede continuar a rodar com este óleo. Sujeiras mais "grossas" / sólidas são retidas no filtro de óleo de cárter.
Motores já bem rodados possuem folgas maiores nos anéis dos pistões e entre os pistões e as camisas, o que leva a um aumento da queima de óleo de cárter na superfície das camisas e na câmara de combustão , cujos resíduos são absorvidos pelo óleo de cárter, deixando-o escuro mais rapidamente.
Em minha opinião este aparelho apenas lê o quão opaco está o óleo, ou seja sua turbidez.
Já que você tem o aparelho, experimente testar o óleo de um mesmo motor novo com baixa kilometragem e outro bastante rodado, de preferência com a mesma kilometragem rodada com o óleo.
A diferença na cor do óleo (turbidez) será enorme, sem necessariamente condenar o óleo do motor mais velho.
O fabricante indica que o limite do uso do óleo é 30%. São 30% de que? Qual a unidade de leitura do instrumento? Tem mais informações?