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Ferramenta para testar o óleo do motor
#1
Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

https://youtu.be/tCwLXe85VS8

Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

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#2
rodpcastro Escreveu:Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

https://youtu.be/tCwLXe85VS8

Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

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Rods,

Claramente este aparelho pode ser um turbidímetro.

A vida de todo óleo de cárter de um motor de combustão interna depende do seu Fator de Serviço, ou seja, do modo da condução do veículo, das condições ambientais (temperatura) e do tipo de transito mais frequente.
Os fabricantes adotam uma condução do veículo dita normal e mista entre cidade e rodovia.
Uso severo em transito pesado, baixas velocidades e temperaturas altas deterioram o óleo de cárter, ao contrário da condução predominante em velocidades constantes em rodovias.

A principal característica do óleo lubrificante é sua viscosidade e sua estabilidade ao longo do uso no motor. A perda de viscosidade pode levar a quebra do motor, por não atender mais aos requisitos de formação de filme lubrificante entre partes metálicas em atrito.
Para medir a viscosidade só com uso de um viscosímetro.

Outras características secundárias são obtidas por aditivos colocados nos óleos tais como:
- detergentes (para limpeza das partes internas do motor)
- anti espumantes.
- anti oxidantes.

O óleo pode até estar opaco por sujidades coloidais dissolvidas nele, mas se a viscosidade esta dentro da faixa especificada, nada impede continuar a rodar com este óleo. Sujeiras mais "grossas" / sólidas são retidas no filtro de óleo de cárter.
Motores já bem rodados possuem folgas maiores nos anéis dos pistões e entre os pistões e as camisas, o que leva a um aumento da queima de óleo de cárter na superfície das camisas e na câmara de combustão , cujos resíduos são absorvidos pelo óleo de cárter, deixando-o escuro mais rapidamente.

Em minha opinião este aparelho apenas lê o quão opaco está o óleo, ou seja sua turbidez.
Já que você tem o aparelho, experimente testar o óleo de um mesmo motor novo com baixa kilometragem e outro bastante rodado, de preferência com a mesma kilometragem rodada com o óleo.
A diferença na cor do óleo (turbidez) será enorme, sem necessariamente condenar o óleo do motor mais velho.

O fabricante indica que o limite do uso do óleo é 30%. São 30% de que? Qual a unidade de leitura do instrumento? Tem mais informações?
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#3
Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.
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#4
Este aparelho deve ser bom, desde que o olho do cara, e o viscosímetro entre-dedos sejam aferido pelo INMETRO...kkkk
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#5
bybecker Escreveu:Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.
Concordo....É muito simples e as pessoas complicam. Sigam o manual.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]
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#6
Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


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#7
rodpcastro Escreveu:Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


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Olá Rodrigo, muito bom o vídeo.
Só entendo que o óleo está cumprindo muito bem pelo menos uma das funções, que é a limpesa do motor. Talvez o filtro é que está falho...., outra coisa, achei bastante temerário condenar uma marca de óleo usando um aparelho sem aferição oficial do Inmetro. Espero, sinceramente, que você não venha a ter problemas com isso.



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#8
Ninguém condenou marca de óleo. 8.000 km é uma boa marca. Não sei ainda até onde as outras chegam, veremos. O próximo é o Repsol 100% sintético.

Ah, o filtro de óleo era HiFlo HF 160, excelente qualidade O filtro não é para esse tipo de contaminantes, mas para material particulado a partir de certo tamanho que eu não pesquisei.

Quanto a ter problemas com isso, são apenas fatos. Os testes foram feitos e o resultado é esse. Se o aparelho é aferido pelo Inmetro pouco me importa, eu não sou laboratório. Sou um usuário relatando minha experiência. Comprei o óleo com meu próprio dinheiro, usei na minhaa própria moto e fiz 3 testes consecutivos com o mesmo aparelho.

Ah, tem uma explicação bem interessante (como sempre) do Gnegraes mais acima nesse tópico, vale ler.

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#9
Rodrigo, estou só expondo o que entendi....desculpa aí.


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#10
Rodrigo,

Como já havia perguntado anteriormente, esse aparelho mede "algo" que não diz o que é e mostra um resultado desse algo em %.
Mais uma vez minhas perguntas:
- mede o que?
- indica uma % de que?

Se o aparelho não diz o que mede e apenas diz se o óleo está bom ou ruim, é uma enganação.
Se fosse um instrumento sério, diria com todas as letras o que faz e qual o critério adotado para dizer "OK" ou "Ruim".

A propriedade mais importante de um óleo é a sua viscosidade e sua capacidade de mantê-la ao longo do uso no motor.
Suas outras propriedades são importantes mas secundárias.

Os fabricantes de motores indicam a kilometragem recomendada para a troca do óleo de cárter, incluindo aí o filtro.
Nos dias de hoje e com uso dito normal, recomendam a troca a cada 10.000km.
Esse valor não é o limite, de outra forma com 10.100km por exemplo, surgiriam problemas.
Nenhum fabricante indica valor limite, mas um valor recomendado para a troca, visto que se inicia a perda gradual de suas propriedades.
Os atuais óleos lubrificantes de cárter são de alta tecnologia e aguentam muito desaforo no uso. As trocas feitas nos intervalos recomendados garantem bom desempenho e vida longa ao motor.
Guilherme

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