![]() |
Problemas no GS 1250 Exclusive - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Problemas no GS 1250 Exclusive (/Thread-problemas-no-gs-1250-exclusive) |
Problemas no GS 1250 Exclusive - PauloLopes - 27-07-2021 Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema? ![]() ![]() Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Problemas no GS 1250 Exclusive - EvertonM - 27-07-2021 Citar:defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas Isso é melhor que "defeito na rebimbola da parafuseta" !! "Roda fônica" deve ser o cara que faz o barulho do motor... ou não !! Agora falando sério: parece que esse negócio é parente do distribuidor. Veja o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=dGNaj20rhvA Não creio que possa gerar maiores problemas no motor. De todo modo, sua moto ainda está na garantia. Problemas no GS 1250 Exclusive - Eraldo Tel - 27-07-2021 PauloLopes Escreveu:Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito. Eraldo Telles Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk Problemas no GS 1250 Exclusive - Gnegraes - 27-07-2021 Eraldo Tel Escreveu:Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito. Eraldo, O termo é estranho mas é Roda Fônica mesmo. Garante o sincronismo do motor no que tange a injeção e ignição. Problemas no GS 1250 Exclusive - EvertonM - 27-07-2021 É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim ! Problemas no GS 1250 Exclusive - Gnegraes - 28-07-2021 EvertonM Escreveu:É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim ! O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase. O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica. No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento. Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão ( ![]() Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos. Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante: https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc. O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW. Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor. Problemas no GS 1250 Exclusive - EvertonM - 28-07-2021 Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme. E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível. Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado ! Problemas no GS 1250 Exclusive - luiz baum - 28-07-2021 Gnegraes Escreveu:O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase. Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria. Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc. Luiz Baum Problemas no GS 1250 Exclusive - luiz baum - 28-07-2021 Gnegraes Escreveu:O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase. Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria. Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc. Luiz Baum Problemas no GS 1250 Exclusive - Gnegraes - 28-07-2021 EvertonM Escreveu:Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme. Everton, Pelo alarme dado pela ZFE / ECU, pode ser que o sensor não esteja com a fixação correta (Parafuso mal apertado?) o que leva com a vibração natural do motor uma determinada instabilidade no sinal de resposta. Sobre platinado, tem de buscar em inglês ou alemão. Em português me parece que a palavra vem do fato das pontas de contato serem no passado revestidas de platina. O uso de determinadas ferramentas de busca e sites internacionais é muito pequeno aqui no Brasil. Eu sempre comparo um mesmo texto de busca na Wikipedia: em português quase sempre um resumo muito do sem-vergonha, em inglês bons textos e em alemão chega muitas vezes às raias do absurdo em detalhes, bibliografia informada, etc. Vejam o exemplo de busca por Karl Benz, o inventor do automóvel: Wikipedia br https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz Wikipedia en https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz Wikipedia de https://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz E falando em Karl Benz, ele patenteou entre outras coisas o acelerador tipo válvula de borboleta para dosar a mistura ar-combustível, sistema de ignição com velas e bateria, a vela de ignição, o carburador, a embreagem, o diferencial no eixo traseiro e o radiador a água. Ah!! Já ia esquecendo, a esposa dele, a Bertha Benz, teve a ideia e desenvolveu o freio a tambor com sapatas..... |