![]() |
GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: GSA 2009 Estouro caixa de ar. (/Thread-gsa-2009-estouro-caixa-de-ar) Páginas:
1
2
|
GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023 Ola amigos, recentemente adquiri uma GSa 2009 c/ 60 mil km no passado ja tive uma 2011 triple black premium bom, vamos la: Essa GSA 2009 esta com o escapamento bem azulado e quando o motor esta frio se acelerar com força ela da um estouro no filtro de ar e morre, tambem com o motor frio aceletar acima do 3 mil giros e soltar o acelerador o giro do motor trava em 2mil por 1seg aproximadamente e entao volta ao normal. ja troquei friltro de ar velas ( inclusive a vela secundaria estava bem suja e preta, e principal estava clara, de ambos os cilindros. agora vou verificar o cincronismo das borboletas regulagem de valvula e por ultimo bobinas .. algumm amigo ja passou por isso, ou tem um norte do que pode ser? Quando comprei a moto ela apresentava falha no leitor de oxigenio ( acredito ser a sonda lambada ) porem apaguei o codigo de erro e ele nao voltou mais. obrigado a todos. GSA 2009 Estouro caixa de ar. - EvertonM - 03-06-2023 O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul. Todavia, em todos os casos, será necessário um bom scanner e um ótimo mecânico. GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023 EvertonM Escreveu:O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul. Obrigado pelo retorno .. acredito ser equalização das borboletas ou a sonda lambada, no scanner acusou apenas o sensor de oxigênio .. porém apaguei o erro e não retornou mais . Quando ao tps no scanner e até msm no multímetro ele da parâmetros normais … vou recalibrar os sensores agulhas da marcha lenta …. Quando solucionar o r problema posto aqui .. e fico no aguardo de ajuda quem sabe mais alguém passou por isso … 😅😀 GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023 EvertonM Escreveu:O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul.Mas somente a vela secundária carbonizada ? Não era pra ser as duas velas ??? GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Reiner - 03-06-2023 Está parecendo que alguém por falta de informação andou trocando somente a vela principal.... Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023 Reiner Escreveu:Está parecendo que alguém por falta de informação andou trocando somente a vela principal.... Pode ser .. mas acredito que não … GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Gnegraes - 03-06-2023 Victorguss Escreveu:Obrigado pelo retorno .. acredito ser equalização das borboletas ou a sonda lambada, no scanner acusou apenas o sensor de oxigênio .. porém apaguei o erro e não retornou mais . Quando ao tps no scanner e até msm no multímetro ele da parâmetros normais … vou recalibrar os sensores agulhas da marcha lenta …. Quando solucionar o r problema posto aqui .. e fico no aguardo de ajuda quem sabe mais alguém passou por isso … ���� O elemento responsável pela marcha lenta é ISS (Leerlaufstepper) que traduzindo seria o "passeador" de marcha lenta. É uma válvula dotada de um motor de passo que a cada pulso gira 45graus (1/8 de volta). Esta válvula funciona como uma válvula globo para controle de vazão. Não há ajuste, o que se pode fazer é abrir e limpar a agulha cônica e eventualmente a sede de passagem. [ATTACH=CONFIG]11578[/ATTACH] Na foto o TPS é o DKP (DrosselklappenPoti = potenciômetro da válvula borboleta). O bico injetor não está montado e nem o cabo de aceleração. Os TPS são dois, um para cada corpo injetor com borboleta, podem ser resetados com ajuda do scanner. Leva-se as borboletas ao batente Zero e reseta-se os sinais de saída dos potenciômetros. Escape azulado, estouros no escapamento e vela pretejada (a que esqueceram de substituir..) mostram claramente problema de mistura rica. As sondas Lambda podem ser checadas com o scanner GS911. Com o motor em marcha lenta se visualiza graficamente as tensões da sonda que são pulsantes e se variando de 200mV a 650-700mV indicam bom funcionamento, como no gráfico abaixo. Não esquecer que as sondas só funcionam corretamente com temperatura do motor acima de 80 graus C. [ATTACH=CONFIG]11579[/ATTACH] Além das sondas Lambda deve ser verificado o sensor de temperatura do ar (fica instalado na caixa do filtro de ar). O scanner indica a temperatura, assim como o painel da moto, checar por comparação com termômetro de coluna. Verificar se o manômetro de pressão atmosférica está indicando uma pressão próxima da disponibilizada em sites de meteorologia ou de aeroportos na tua localidade. Este manômetro se localiza dentro da ZFE e não é possível ser substituído. GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023 Gnegraes Escreveu:O elemento responsável pela marcha lenta é ISS (Leerlaufstepper) que traduzindo seria o "passeador" de marcha lenta.Obrigado pelas informações.. essa válvula de marcha lenta possui ajuste sim, é possível fazer via scanner .. quanto ao tps nas AC é apenas um do lado esquerdo na borboleta do lado direito não possui tps, ou seja a leitura é feita apenas do lado esquerdo se a borboleta do lado direito não estiver equalizada com a do lado esquerdo a moto vai ficar fora de sincronismo .. vou verificar quanto aos outros sensores … GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Rromagnani - 04-06-2023 Qualquer problema, leva no Val em Rio Claro que com certeza vai resolver... (Dynamo Motos). Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Gnegraes - 04-06-2023 Victorguss Escreveu:Obrigado pelas informações.. essa válvula de marcha lenta possui ajuste sim, é possível fazer via scanner .. quanto ao tps nas AC é apenas um do lado esquerdo na borboleta do lado direito não possui tps, ou seja a leitura é feita apenas do lado esquerdo se a borboleta do lado direito não estiver equalizada com a do lado esquerdo a moto vai ficar fora de sincronismo .. vou verificar quanto aos outros sensores … Você tem razão, nas AC é somente um do lado esquerdo. Uma outra forma de resetar o TPS sem uso de scanner é desligar o polo + da bateria, aguardar 30s, religar a bateria, ligar a ignição, acelerar e desacelerar lentamente 3 vezes, desligar a ignição. Ao religar a ignição, ele assumirá o novo valor |