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GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Versão de Impressão

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GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023

Ola amigos, recentemente adquiri uma GSa 2009 c/ 60 mil km
no passado ja tive uma 2011 triple black premium
bom, vamos la: Essa GSA 2009 esta com o escapamento bem azulado e quando o motor esta frio se acelerar com força ela da um estouro no filtro de ar e morre, tambem com o motor frio aceletar acima do 3 mil giros e soltar o acelerador o giro do motor trava em 2mil por 1seg aproximadamente e entao volta ao normal.
ja troquei friltro de ar
velas ( inclusive a vela secundaria estava bem suja e preta, e principal estava clara, de ambos os cilindros.

agora vou verificar o cincronismo das borboletas
regulagem de valvula
e por ultimo bobinas ..

algumm amigo ja passou por isso, ou tem um norte do que pode ser?
Quando comprei a moto ela apresentava falha no leitor de oxigenio ( acredito ser a sonda lambada ) porem apaguei o codigo de erro e ele nao voltou mais.

obrigado a todos.


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - EvertonM - 03-06-2023

O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul.
Todavia, em todos os casos, será necessário um bom scanner e um ótimo mecânico.


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023

EvertonM Escreveu:O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul.
Todavia, em todos os casos, será necessário um bom scanner e um ótimo mecânico.

Obrigado pelo retorno .. acredito ser equalização das borboletas ou a sonda lambada, no scanner acusou apenas o sensor de oxigênio .. porém apaguei o erro e não retornou mais . Quando ao tps no scanner e até msm no multímetro ele da parâmetros normais … vou recalibrar os sensores agulhas da marcha lenta …. Quando solucionar o r problema posto aqui .. e fico no aguardo de ajuda quem sabe mais alguém passou por isso … 😅😀


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023

EvertonM Escreveu:O relato me levou a acreditar em mistura rica. A vela carbonizada e os estouros me sugeriram isso. A sonda lambda pode interferir nessa equação, assim como o sensor TPS (borboleta). Válvula desregulada também pode deixar o escapamento azul.
Todavia, em todos os casos, será necessário um bom scanner e um ótimo mecânico.
Mas somente a vela secundária carbonizada ? Não era pra ser as duas velas ???


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Reiner - 03-06-2023

Está parecendo que alguém por falta de informação andou trocando somente a vela principal....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023

Reiner Escreveu:Está parecendo que alguém por falta de informação andou trocando somente a vela principal....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Pode ser .. mas acredito que não …


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Gnegraes - 03-06-2023

Victorguss Escreveu:Obrigado pelo retorno .. acredito ser equalização das borboletas ou a sonda lambada, no scanner acusou apenas o sensor de oxigênio .. porém apaguei o erro e não retornou mais . Quando ao tps no scanner e até msm no multímetro ele da parâmetros normais … vou recalibrar os sensores agulhas da marcha lenta …. Quando solucionar o r problema posto aqui .. e fico no aguardo de ajuda quem sabe mais alguém passou por isso … ����



O elemento responsável pela marcha lenta é ISS (Leerlaufstepper) que traduzindo seria o "passeador" de marcha lenta.

É uma válvula dotada de um motor de passo que a cada pulso gira 45graus (1/8 de volta).
Esta válvula funciona como uma válvula globo para controle de vazão.

Não há ajuste, o que se pode fazer é abrir e limpar a agulha cônica e eventualmente a sede de passagem.


[ATTACH=CONFIG]11578[/ATTACH]



Na foto o TPS é o DKP (DrosselklappenPoti = potenciômetro da válvula borboleta).
O bico injetor não está montado e nem o cabo de aceleração.

Os TPS são dois, um para cada corpo injetor com borboleta, podem ser resetados com ajuda do scanner.
Leva-se as borboletas ao batente Zero e reseta-se os sinais de saída dos potenciômetros.

Escape azulado, estouros no escapamento e vela pretejada (a que esqueceram de substituir..) mostram claramente problema de mistura rica.

As sondas Lambda podem ser checadas com o scanner GS911. Com o motor em marcha lenta se visualiza graficamente as tensões da sonda que são pulsantes e se variando de 200mV a 650-700mV indicam bom funcionamento, como no gráfico abaixo. Não esquecer que as sondas só funcionam corretamente com temperatura do motor acima de 80 graus C.

[ATTACH=CONFIG]11579[/ATTACH]

Além das sondas Lambda deve ser verificado o sensor de temperatura do ar (fica instalado na caixa do filtro de ar).
O scanner indica a temperatura, assim como o painel da moto, checar por comparação com termômetro de coluna.

Verificar se o manômetro de pressão atmosférica está indicando uma pressão próxima da disponibilizada em sites de meteorologia ou de aeroportos na tua localidade. Este manômetro se localiza dentro da ZFE e não é possível ser substituído.


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Victorguss - 03-06-2023

Gnegraes Escreveu:O elemento responsável pela marcha lenta é ISS (Leerlaufstepper) que traduzindo seria o "passeador" de marcha lenta.

É uma válvula dotada de um motor de passo que a cada pulso gira 45graus (1/8 de volta).
Esta válvula funciona como uma válvula globo para controle de vazão.

Não há ajuste, o que se pode fazer é abrir e limpar a agulha cônica e eventualmente a sede de passagem.


[ATTACH=CONFIG]11578[/ATTACH]



Na foto o TPS é o DKP (DrosselklappenPoti = potenciômetro da válvula borboleta).
O bico injetor não está montado e nem o cabo de aceleração.

Os TPS são dois, um para cada corpo injetor com borboleta, podem ser resetados com ajuda do scanner.
Leva-se as borboletas ao batente Zero e reseta-se os sinais de saída dos potenciômetros.

Escape azulado, estouros no escapamento e vela pretejada (a que esqueceram de substituir..) mostram claramente problema de mistura rica.

As sondas Lambda podem ser checadas com o scanner GS911. Com o motor em marcha lenta se visualiza graficamente as tensões da sonda que são pulsantes e se variando de 200mV a 650-700mV indicam bom funcionamento, como no gráfico abaixo:

[ATTACH=CONFIG]11579[/ATTACH]

Além das sondas Lambda deve ser verificado o sensor de temperatura do ar (fica instalado na caixa do filtro de ar).
O scanner indica a temperatura, assim como o painel da moto, checar por comparação com termômetro de coluna.

Verificar se o manômetro de pressão atmosférica está indicando uma pressão próxima da encontrada em sites de meteorologia ou de aeroportos na tua localidade. Este manômetro se localiza dentro da ZFE e não é possível ser substituído.
Obrigado pelas informações.. essa válvula de marcha lenta possui ajuste sim, é possível fazer via scanner .. quanto ao tps nas AC é apenas um do lado esquerdo na borboleta do lado direito não possui tps, ou seja a leitura é feita apenas do lado esquerdo se a borboleta do lado direito não estiver equalizada com a do lado esquerdo a moto vai ficar fora de sincronismo .. vou verificar quanto aos outros sensores …


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Rromagnani - 04-06-2023

Qualquer problema, leva no Val em Rio Claro que com certeza vai resolver... (Dynamo Motos).

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


GSA 2009 Estouro caixa de ar. - Gnegraes - 04-06-2023

Victorguss Escreveu:Obrigado pelas informações.. essa válvula de marcha lenta possui ajuste sim, é possível fazer via scanner .. quanto ao tps nas AC é apenas um do lado esquerdo na borboleta do lado direito não possui tps, ou seja a leitura é feita apenas do lado esquerdo se a borboleta do lado direito não estiver equalizada com a do lado esquerdo a moto vai ficar fora de sincronismo .. vou verificar quanto aos outros sensores …


Você tem razão, nas AC é somente um do lado esquerdo.

Uma outra forma de resetar o TPS sem uso de scanner é desligar o polo + da bateria, aguardar 30s, religar a bateria, ligar a ignição, acelerar e desacelerar lentamente 3 vezes, desligar a ignição. Ao religar a ignição, ele assumirá o novo valor