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Atacama - Abril 2019 - Relato
#1
Amigos,

Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

Grande abraço!
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#2
Felipe
Lendo seu relato, voltei a viajar durante a leitura. Viajar de moto é isso aí! Que seja uma de muitas!
Abraço!


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#3
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,

Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

Grande abraço!
Muito, muito, muito bacana. Parabens.

Quero fazer essa viagem. Mas solo, eu ainda nao estou preparado.

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#4
Sempre falo isso... todos deveriam fazer uma viagem solo uma vez na vida... a pessoa volta diferente... seus valores mudam e o mundo parece muito diferente... quanto mais longe e mais isolado, melhor!

Parabéns pela viagem e obrigado pelo relato!


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#5
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,

Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

Grande abraço!

Que gasolina você sempre usou aqui? A Comum? Por que nunca usou a Podium Petrobrás (a melhor do Brasil e idêntica à da Alemanha de alta octanagem) ou a Vpower da Shell?
Se usou sempre usou gasolina comum aqui, você comparou banana nanica com cereja suiça.
Minha 1200GS (2009) rodando aqui na cidade de SP, com todo esse transito, semáforos, lombadas, etc, está fazendo 13km/l. Só uso gasolina Podium
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#6
Alfalto do Chaco Argentino como está?
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#7
Gnegraes Escreveu:Que gasolina você sempre usou aqui? A Comum? Por que nunca usou a Podium Petrobrás (a melhor do Brasil e idêntica à da Alemanha de alta octanagem) ou a Vpower da Shell?
Se usou sempre usou gasolina comum aqui, você comparou banana nanica com cereja suiça.
Minha 1200GS (2009) rodando aqui na cidade de SP, com todo esse transito, semáforos, lombadas, etc, está fazendo 13km/l. Só uso gasolina Podium

Eu já testei gasolina de tudo quanto é tipo nos meus 9 mil km com a GS2017 e para mim a gasolina comum de boa marca é suficiente. O fato do consumo se da pela % de álcool na gasolina e podium não fez diferença alguma salvo meu bolso.

Quanto a viagem! Show! Parabéns... meta!


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___________________
Renato Bardi
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#8
Re.Bardi Escreveu:Eu já testei gasolina de tudo quanto é tipo nos meus 9 mil km com a GS2017 e para mim a gasolina comum de boa marca é suficiente. O fato do consumo se da pela % de álcool na gasolina e podium não fez diferença alguma salvo meu bolso.

Quanto a viagem! Show! Parabéns... meta!


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Desculpe, mas não é verdade. Fico curioso em saber quem inventa essas coisas para vocês.
Gasolina Podium da Petrobrás ou VPower da Shell também tem álcool, como em todas as outras à venda no Brasil.

O Manual de Proprietário da BMW pede uma gasolina com octanagem 95RON e aceita o uso de uma gasolina com 91RON e deixa claro que ela compromete a potência (para menos obviamente) e o consumo (para maior, obviamente).

Gasolina ou qualquer outro combustível para motor de ciclo Otto, quanto maior a octanagem, melhor o desemprenho deste motor.
A queima se dá no ponto correto, a combustão quimicamente falando é mais eficiente e portanto além de gerar mais calor (= mais potência), possui uma queima mais limpa, deixando menos incrustações e depósitos na cabeça dos pistões, sede de válvulas, nas válvulas e nos dutos de escape.

Quem determina a octanagem de um combustível é a taxa de compressão do motor, que está intimamente ligada ao projeto global deste. Motores de desempenho superior tem via regra taxas de compressão elevadas. Nosso motores boxer a ar em taxa 12,0:1, os atuais LC tem taxa 12,5:1.

Por esta razão todo motor flex no Brasil funciona "meia boca" e é fácil de entender. Gasolina e álcool pedem taxas de compressão bem diferentes, álcool necessita no mínimo 12,5:1 e a gasolina comum algo como 9,0:1. A solução encontrada foi colocar a taxa de compressão no meio da faixa. Não funciona nem bem só com gasolina, nem bem só com álcool. Portanto encher o tanque só com álcool ou só com gasolina, na verdade é uma merda. O melhor ponto é uma mistura de 50% de álcool e 50% de gasolina, não esquecendo que a gasolina já tem 25% de álcool. Na bomba deve-se colocar mais gasolina que álcool puro, de modo que a mistura final seja 50-50.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#9
Sim cara! Você comhece do assunto, mas não vi realmente diferença a não ser no bolso


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Renato Bardi
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#10
Re.Bardi Escreveu:Sim cara! Você comhece do assunto, mas não vi realmente diferença a não ser no bolso


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Você está andando numa moto que vale bastante dinheiro. É um veículo bem econômico comparado a um carro. Não acredito sinceramente se a diferença no custo por km vai balançar tua vida financeira, creio que não. Mas faz uma baita diferença no desempenho geral e na vida do motor
Leia o Manual e siga o que a BMW diz, ninguém conhece mais destes motores que eles, pode acreditar.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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