• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Raios da GS 1200
Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Guilherme,
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Reiner,

Perfeito, ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Iceman Escreveu:Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. Big Grin

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
Na última revisão no Beto motos aqui em Sp pedi para o mecânico olhar (eu achava que tinha uns 2 ou 3 soltos depois de 'tocar piano nos raios') e ele disse que estava tudo ok e se eu estivesse incomodado ainda recomendou levar numa troca de pneus / balanceamento para verificar corretamente, o que ainda não fiz.
  Responder
sal silva Escreveu:Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes

Sal,

Não precisa de trava rosca, veja o que o Reiner nos informou abaixo:

Sds

E ainda verifiquei: ....ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Guilherme

Responder

Sds

Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
Marcelo DC Escreveu:Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Talvez seja o unico parafuso Allen em toda a moto.... curioso....
Guilherme

Responder
Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Responder
Reiner Escreveu:Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Na realidade há a distribuição de fotos de um segundo caso, idêntico ao dos videos da moto de BH.

O que foi aventado por amigos aqui nos dois casos, foi a pinça do freio ter-se soltado e destruído os raios da roda.
Parafusos mal torqueados devem ter sido a causa da soltura da pinça.
Nos dois casos relatados, a pinça estava pendurada pela mangueira de fluido de freio.
A hipótese faz todo o sentido.
Guilherme

Responder
Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.

Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho Alxcastro 15 19,814 19-04-2025, 10:42
Última Mensagem: Gnegraes
  [Fixo] Manual em Portugues da R-1200 GS CM-R1200-GS 73 280,471 05-02-2025, 19:05
Última Mensagem: JegueLee
  GS 1200 Cortando Aceleração por completo Leandro M 9 7,040 01-10-2023, 20:28
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,595 10-09-2023, 10:20
  Compra de peças - Manutenção BMW 1200 GS 2011 feclopes 2 3,182 29-07-2023, 12:32
  pneu traseiro gs 1200 2007 RUFINO 7 2,023 13-04-2023, 14:16
  Diferencial GS 1200 Premium Leandro M 12 3,341 08-02-2023, 21:15
Última Mensagem: Leandro M
  peça r 1200 gs gsgilson 2 1,116 31-05-2022, 14:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Retentores suspensão dianteira gs 1200 2015 Eric Frank 11 4,004 06-11-2021, 18:49
  Gs 1200 LC 13/14 me deixou na MÃO! Durvalb 22 27,979 02-11-2021, 21:06
Última Mensagem: Ualison

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: