Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.
Sds
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
24-09-2019, 13:52
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2019, 22:41 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Guilherme,
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.
Sds
Reiner,
Perfeito, ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Iceman Escreveu:Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p
Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. 
A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.
Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.
Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.  Surgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .
Na última revisão no Beto motos aqui em Sp pedi para o mecânico olhar (eu achava que tinha uns 2 ou 3 soltos depois de 'tocar piano nos raios') e ele disse que estava tudo ok e se eu estivesse incomodado ainda recomendou levar numa troca de pneus / balanceamento para verificar corretamente, o que ainda não fiz.
sal silva Escreveu:Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte. Surgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .
Sal,
Não precisa de trava rosca, veja o que o Reiner nos informou abaixo:
Sds
E ainda verifiquei: ....ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Guilherme
Sds
Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Marcelo DC Escreveu:Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Talvez seja o unico parafuso Allen em toda a moto.... curioso....
Guilherme
Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....
Reiner Escreveu:Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....
Na realidade há a distribuição de fotos de um segundo caso, idêntico ao dos videos da moto de BH.
O que foi aventado por amigos aqui nos dois casos, foi a pinça do freio ter-se soltado e destruído os raios da roda.
Parafusos mal torqueados devem ter sido a causa da soltura da pinça.
Nos dois casos relatados, a pinça estava pendurada pela mangueira de fluido de freio.
A hipótese faz todo o sentido.
Guilherme
Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.
Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....
|