• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Compensa Regular Válvulas?
luiz baum Escreveu:Minha gs650 virou o velocímetro recentemente.
No tempo em que esteve comigo (5 anos e 70 mil km) ela nunca entrou numa oficina.
Levei até o Valdemir (Rio Claro) para check de folga de válvulas e limpeza do corpo de injeção.
Aproveitando o servico, deixei com ele filtro de ar e velas de irídio.
Após os 100 mil km rodados não foi necessário ajustar válvulas.
Perguntei a ele o procedimento, compatibilidade e disponibilidade de pastilhas.
Na ocasião ele me disse sobre retífica de pastilha usada para trazer a folga para a medida especificada.

Luiz Baum

Luiz,

Retificar é possível (rebolo abrasivo) para reduzir a espessura no caso d estar mais espessa.
Mas imagine o trabalho e o custo, nenhuma oficina tem retífica... acho que vale mais a pena comprar a pastilha certa no CC.

E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
E tem mais: o título está totalmente errado!

Não existe.... compensa regular válvulas?....
Válvulas com folga fora do especificado PRECISAM ser ajustadas....
Guilherme

Responder
"E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como..."

É só colar duas mais finas com superbonder, ou usar massa plástica para complementar a medida......[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Gnegraes Escreveu:Luiz,

Retificar é possível (rebolo abrasivo) para reduzir a espessura no caso d estar mais espessa.
Mas imagine o trabalho e o custo, nenhuma oficina tem retífica... acho que vale mais a pena comprar a pastilha certa no CC.

E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como...

Segundo o Val,pelo menos no tocante à 650,a maioria das necessidades de ajuste de válvulas é no sentido de diminuir a medida das pastilhas...e tem gente que faz este trabalho.

Luiz Baum
  Responder
luiz baum Escreveu:Segundo o Val,pelo menos no tocante à 650,a maioria das necessidades de ajuste de válvulas é no sentido de diminuir a medida das pastilhas...e tem gente que faz este trabalho.

Luiz Baum

O que ele está dizendo é que com a idade e as milhares de horas trabalhadas, as diferentes peças do motor crescem....

Tenho certeza absoluta que é exatamente o contrário: o desgaste leva a remoção de metal das peças, reduzindo suas dimensões e aumentando as folgas entre elas.....

O motor da tua moto é Rotax, fabricado na Áustria.
É um dos melhores motores aeronáuticos do mundo mas apesar de ser austríaco, o país mais católico do mundo (90% da população é católica, mais que na Itália...), não faz milagres....
Guilherme

Responder
Exatamente.
Eu também não entendo como a redução nas dimensões das pastilhas poderia reduzir as folgas das válvulas. Para mim, é o contrário: substituir por outras pastilhas maiores reduziria as folgas.
  Responder
Gnegraes Escreveu:O que ele está dizendo é que com a idade e as milhares de horas trabalhadas, as diferentes peças do motor crescem....

Tenho certeza absoluta que é exatamente o contrário: o desgaste leva a remoção de metal das peças, reduzindo suas dimensões e aumentando as folgas entre elas.....

O motor da tua moto é Rotax, fabricado na Áustria.
É um dos melhores motores aeronáuticos do mundo mas apesar de ser austríaco, o país mais católico do mundo (90% da população é católica, mais que na Itália...), não faz milagres....

Eu tive esta mesma dúvida.
Parece um contra-senso diminuir a medida das pastilhas para compensar os desgastes.

A explicação:
O desgaste nas sedes de válvulas é maior que no comando/pastilhas.
Ele não disse que isso é regra geral, mas é o mais comum.

Luiz Baum
  Responder
luiz baum Escreveu:Eu tive esta mesma dúvida.
Parece um contra-senso diminuir a medida das pastilhas para compensar os desgastes.

A explicação:
O desgaste nas sedes de válvulas é maior que no comando/pastilhas.
Ele não disse que isso é regra geral, mas é o mais comum.

Luiz Baum

Via de regra, sabemos que necessitamos regular as válvulas por que começam a "bater", ouve-se claramente nos cabeçotes.
O ruído vem de uma folga excessiva, quando deveria ser muitíssimo pequena ou nula....

Com o motor frio regula-se a válvula com um folga pré-estabelecida pela engenharia de fábrica.
Com o aquecimento do motor, todas as peças dilatam e a folga entre balancim e cabeça da válvula desaparece.

Existe a frio folga maior nas válvulas de escape que nas válvulas de admissão, a razão vem do fato que as válvulas de escape trabalham numa temperatura maior, dilatam mais que as de admissão....
Guilherme

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como regular manualmente a suspensão para simular o esa? Alex Oli 12 13,592 26-10-2016, 13:33
Última Mensagem: sascencio

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: