adriel Escreveu:Aqui tem um ponto interessante. Na F800GS que eu tive, se o líquido do arrefecimento ficasse entre o meio e o máximo no nível do reservatório de expansão, ela jogava parte fora pelo ladrão. Pra funcionar perfeito era só deixar entre o mínimo e a metade.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Adriel,
Todo reservatório possui uma marca do nível correto e que via de regra está na metade do reservatório.
O nome dele já diz: Expansão.
Deve obrigatoriamente ter parte dele com ar, para que o fluido de arrefecimento se expanda com o aumento da temperatura, comprimindo o ar interno.
Se o reservatório, estiver com excesso de fluido, vai expulsar fluido. Se não expulsar fluido, alguma parte vai romper....
O nível de referência no tanque é o máximo do sistema.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Todo reservatório possui uma marca do nível correto e que via de regra está na metade do reservatório.
O nome dele já diz: Expansão.
Deve obrigatoriamente ter parte dele com ar, para que o fluido de arrefecimento se expanda com o aumento da temperatura, comprimindo o ar interno.
Se o reservatório, estiver com excesso de fluido, vai expulsar fluido. Se não expulsar fluido, alguma parte vai romper....
O nível de referência no tanque é o máximo do sistema.
Sei disso, talvez não tenha sido claro. Resumidamente, se o nível ficasse entre o meio e o máximo, quando aquecia jogava parte fora. Esse descarte só parava quando o fluido estava entre o mínimo e o meio.
O descarte acontecia sem ter excesso pela régua do reservatório. É como se a medida estivesse errada, algo assim.
Ainda que o ideal seja deixar o nível exatamente no meio, nenhum comportamento anormal deveria ocorrer se estiver entre o mínimo e o máximo, inclusive é pra isso que essa medida serve.
adriel Escreveu:Sei disso, talvez não tenha sido claro. Resumidamente, se o nível ficasse entre o meio e o máximo, quando aquecia jogava parte fora. Esse descarte só parava quando o fluido estava entre o mínimo e o meio.
O descarte acontecia sem ter excesso pela régua do reservatório. É como se a medida estivesse errada, algo assim.
Ainda que o ideal seja deixar o nível exatamente no meio, nenhum comportamento anormal deveria ocorrer se estiver entre o mínimo e o máximo, inclusive é pra isso que essa medida serve.
Enfim…
Sent from my iPhone using Tapatalk
Adriel,
Não é um comportamento anormal, pelo contrário, colocou mais fluido do que deveria, o sistema naturalmente purga para que haja um volume no de ar reservatório para que possa ser comprimido pelo aumento de volume do fluido.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Não sei na 800, mas na G650 o interior do tanque de expansão trabalha sob pressão atmosférica.
A tampa é de borracha (bem simples) e tem um pequeno orifício na parte mais alta.
Não é um comportamento anormal, pelo contrário, colocou mais fluido do que deveria, o sistema naturalmente purga para que haja um volume no de ar reservatório para que possa ser comprimido pelo aumento de volume do fluido.
Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.
adriel Escreveu:Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Na camionete que tenho, o volume fica exatamente como a sua ex moto. Fica entre o mínimo e o meio. E atinge o máximo com o motor em temperatura de trabalho.....tudo normal......
adriel Escreveu:Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.
Sent from my iPhone using Tapatalk
O nível deve estar entre as indicações no tanque, Min e Máx.
Curiosamente o nível máximo se situa na metade dele.
A verificação deve ser feita com o motor frio.
[ATTACH=CONFIG]11512[/ATTACH]
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...