Josa, faz sentido seu questionamento, mas pode até acontecer o desgaste, ao meu ver prematuro, das pastilhas antes de 10 mil. Aí p/ quem é leigo, há grandes chances de ter problemas.
Não deveria acontecer o desgaste com menos de 10 mil para uma moto com o perfil aventureiro da GS, principalmente para que tenha condições de ser identificado a necessidade de troca a cada 10 mil pelas CC.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Pois é, Fabio. Se eu encontrasse um profissional do direito que tivesse argumentos nesse sentindo, eu faria uma zoada.
Eu já discordo.
Carro é bem diferente de moto, e como comentado em vários lugares, o consumo da pastilha vai depender do uso, tem gente que trocou com 5~6 mil km, e gente que trocou com 20mil. É item de desgaste quanto melhor a pastilha (as originais costumam ser melhores) maior vai ser o seu poder de frenagem e mais rápido ela vai embora. Vai depender do uso, quem usa a moto na cidade vai gastar mais rápido do que quem usa a moto 80% em viagens.
E para carro, nem sempre coincide uma troca de pastilha com a data/km de revisão, ou acaba antes ou esta perto de acabar e eles indicam a troca, e pelo menos nos casos em que eu estive envolvido, eu troco se quiser.
Pra uma pastilha original, por todos os relatos que li, acredito essa km ser normal.
Em tempo, minha moto tem 3.800km todos de uso urbano e a pastilha traseira tem menos que meia vida.
A anterior tinha 7mil km quase que totalmente de estrada e a traseira estava inteira ainda.
Fala galera,
concordo com a opinião de todos, mas tb acho que a durabilidade das pastilhas deveria ser pelo menos acima dos 10.000 kms. Assim nessa revisão os "consultores" poderiam dar uma previsão de quantos kms mais se poderia rodar com as mesmas.
Claro que existem diferentes formas de pilotar que acentuam ou não o desgaste das mesmas, mas como o preço não é baixo e a qualidade não é ruim creio que deveria ter uma boa durabilidade.
Tive uma Vstrom que somente troquei pastilhas dianteiras com 24.000kms e as traseiras ainda duraram mais.
Acho que nas revisões deveriam nos dar uma previsão de durabilidade, assim poderíamos acompanhar mais criteriosamente e nos preparar para as substituições.
Abs,
Meu disacordo não é exatamente com a possibilidade de desgaste prematuro, embora fique descontente, mas o foco maior é não haver previsão. Como eu, proprietário leigo, vou saber que é hora de trocar as pastilhas se não há previsão de visita à autorizada neste período, sendo impossivel "advinhar". Se eu fosse de fato leigo, iria alegar que fiz todas as revisões previstas. Quem tem que dectar desgastes é a autorizada. É o que penso.
Eu não tenho costume de ficar olhando a condição das pastilhas e procuro deixar essa ação por conta das revisões ou na troca de pneus.
Tudo bem que é um item de desgaste e este vai muito em função da quantidade de frenagens, etc e tal, mas havendo possibilidade de ser necessário a troca entre meio às revisões, as CC deveriam ao menos alertar como já fazem p/ troca de óleo nos orientando a trocar a cada 5 mil km que é o recomendado a óleo mineral.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
É obrigação do proprietário de qualquer veículo, conhece-lo.
No manual de instruções e uso, que existe para todo e qualquer veículo, existe um capitulo que instrui sobre o assunto.
Na moto, ainda é mais fácil de ver, pois não precisa nem tirar a roda, a parte do freio fica visível.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
CM-R1200-GS Escreveu:É obrigação do proprietário de qualquer veículo, conhece-lo.
No manual de instruções e uso, que existe para todo e qualquer veículo, existe um capitulo que instrui sobre o assunto.
Na moto, ainda é mais fácil de ver, pois não precisa nem tirar a roda, a parte do freio fica visível.
Está certo... mas aquelas marcações que existem são muito difíceis de "interpretar" o desgaste das pastilhas, já tive moto que olhei e achei que a pastilha estava legal e um amigo olhou e achou que estava gasta...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Apesar de parecer obvio interpretar o estado da pastilha, na pratica não parece tão simples p/ quem não está acostumado.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
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YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
... mais do que isso Josa deveria ter uma luz que indicasse o desgaste do freio que aparecendo no controle de bordo quando estivesse na hora de trocar a pastilha.
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