Chegamos a noite em Mateiros, cansados, comemos em um "resturante" comida caseira, era o que tinha para aquela noite, pois Mateiros é uma cidadezinha na divisa entre goias x Bahia, não tem estrutura nenhuma, apenas para dormir, pois onde comer e só rs.
bom vamos lá, acordamos com as baterias carregadas, um café da manha simples e fomos conhecer mais alguns paraísos do Jalapão.
primeira para Fervedouro
A beleza inicial "enche" os olhos e de cara recompensa toda a poeira "engolida" durante o trajeto, mas a melhor surpresa ainda está por vir: flutuar na água morna e transparente do Fervedouro. Nos passos iniciais, nada de diferente. No entanto, após caminhar cerca de dois metros, o visitante afunda na areia e imediatamente é lançado de volta à superfície. Ficar em pé e com o corpo ereto nessa região é impossível. Não há como não flutuar.
A pressão, criada por um fenômeno chamado de ressurgência das águas, impede que o corpo afunde. Isso acontece porque sob a piscina há um lençol freático e logo abaixo uma rocha impermeável. Sem encontrar vazão pela rocha, a água nasce e é jorrada com muita pressão, empurrando para cima a areia e o que houver sobre ela.
a única coisa que incomoda é tirar areia da "sunga" he he he
depois de quase virar um maracujá de tanto tempo que ficamos nos divertimos , fomos a outro paraíso:
Cachoeira da Formiga
Famosa pela beleza da cachoeira vindo de dentro da mata até cair num poço azul-esverdeado, com águas borbulhantes e cristalinas muito claro, o fundo de areia branca, com peixinhos e milhões de bolinhas de ar na espuma. O som é ouvido de longe. O rio Formiga tem sua nascente ali perto, a 1,5 km acima da cachoeira, num poço na mata onde as águas vertem à semelhança de num "fervedouro"
mais um bom tempo nos divertindo e batemos em retirada para Mateiros para o almoço, chegamos na cidade e de novo uma dificuldade enorme em almoça pois a cidade fica deserta durante o dia . comemos um salgado cada um e pegamos o caminho de volta para Ponte Alta. Pois eu e o Gustavo iríamos seguir destino a Chapada dos Guimarães e o Bruno. com um problema de saude da sua mãe, estaria retornando para casa.
chegamos por volta de 5 da tarde em Ponte Alta, o Bruno decidiu dormir mais uma noite e seguir viagem no dia seguinte, já eu e o Gustavo decidimos seguir viagem, colocamos todas as tralhas nas moto e seguimos direção ao jalapãozinho , 90km de off e ja com o dia para terminar, pois a ideiá é acampar na cachoeira da fumaça.
chegamos ja era noite, porem bem perto da cachoeira tem uma casa. era ai mesmo. he he . perguntamos se poderíamos acampar por ali e seguir viagem no dia seguinte, pois ainda teríamos mais uns 50km de OFF com areião pela frete
porem acreditamos que teriamos algum "conforto , mas nem energia elétrica tinha. a unica luz era de uma lamparina e a minha lanterna que esta acesa enquanto eu preparava o nosso jantar,
(LIOFOODS)
no dia seguinte acordamos bem cedo, pois a noite nos castigou com um frio de 11graus isso eu vi quando acordei e fui chegar a temperatura pelo painel na GS, para minha surpresa um dos cachorros da casa ja tinha surrupiado uma meia minha kkkk.
em conversa com o morador ele nos falou de uma segunda cachoeira da fumaça, pois poucas passoas conheciam, e la fomos nós conhecer a outra cachoeira.
realmente muito linda porem tem que se andar um pouco e uma trilha nada facil mas tinhamos 2 guias he he he os filhos do morador
voltamos tomamos um nescafé he he he ruim que só kkk
e seguimos destino a Lençóis eram apenas 900km a serem vencidos
chegamos em Lençõis ja perto de 8 da noite, até encontrar algum lugar barato para ficar ja era muito tarde..
porem esta parte da escolha da pousada deixo para o Gustavo contar kkkk
abrax