Aproveitando o tópico,gostaria da opinião dos colegas, estou pensando em fazer a carretera Austral ainda este ano. Como é de ripio e tive uma certa dificuldade neste tipo de terreno com pneu Anakee 3, estava pensando em colocar um par de Karoo 3,so que para chegar até a Carretera terei que percorrer milhares de quilômetros em asfalto, isso me fez desistir do Karoo. Minha pergunta é: já que irei percorrer mais de 1000 quilômetros no ripio e continuarei com o Ana 3,qual a calibragem mais segura para controle da moto e conservação dos pneus, já que ouvi relatos de pneus cortados por pedras do ripio? Obrigado.
ps.Sempre viajo com garupa e bagagem.
Reginaldo Escreveu:Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk
Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.
Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.
Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.
Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.
Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.
Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
abraço
Trovão
Falou tudo Trovão!
Excelentes comentários!
Esse entende da mortadela kkkk
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
Curcio Escreveu:Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
Obrigado Curcio,vou seguir o seu conselho, achei legal a ideia. Na viagem para O Ushuaia peguei uns trechos de ripio fofo, justamente porque a estrada estava em manutenção, amigo quase borrei a tanga, so não cai porque o Arcanjo me segurou por 3 vezes rsrs,não sei qual a melhor forma de andar nesse tipo de terreno, talvez em maior velocidade, pilotando em pé e sem garupa, logicamente. Vamos ver, na hora a gente se vira. Abraços.
Olá, pessoal. Então, a pressão é menor devido à necessidade dos pneus se deformarem em terrenos irregulares. Seria como tentar andar em dunas de areia com pneus de bicicleta. Simplesmente não dá. Seria estreito demais. Quanto maior a área de contato com o solo, maior é a tração. Com a pressão mais baixa os pneus deformam-se mais e espalham-se mais sobre o solo aumentando a área de contato e, consequentemente, aumentando a tração neste tipo específico de terreno. Abraços, ENERSON.
Eu já notei por mais de uma vez que os pneus Metzeler Tourance parecem ter uma maior área de contato.
Eu sinto mais segurança com o Tourance. É como se os outros fossem como pneus de bibicleta, eles me dão a sensação que estou sobre um "fio de navalha"
Alguém já teve essa mesma percepção ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Eu entendo da mesma forma, comparando o Tourance com o Anakee 2 e 3.
Aqui no entorno do ABC tem muita terra prá andar, alguns trechos com pedras ou pedriscos...com Anakee é um parto.
Abçs!!
Amigos bom dia. Tenho uma F 800-R, precisamente nunca coloquei essa numeração em libras nos pneus. Alguém podeira informar? Meus pneus são Pilot Road 2 tanto na dianteira como na traseira. Estou com 26 na frente e 32 na roda de trás.
|