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Transamazônica - BR-230 De ponta a ponta
Videira Escreveu:Robson, vc acha que ir de bmw é muita roubada? Eu queria muito fazer esta viajem na gordinha. Da pra programar a revisao em Manaus.

Depende, do seu grau de pilotagem off road, e a epoca q vc pretende ir, na epoca de chuvas com moto pesada, esqueça, inviavel, vc vai destruir a moto, pq nao tem jeito de nao cair ou nao derrubar a moto.
Na seca vai tranquilo, leve 02 pares de filtro de oleo e ar.

Eu enviei minha moto ate Maraba no PA, pra mim é ali q começa a parte boa da BR230, antes é so asfalto e stress com transito pesado.

Fiz revisao em Humaita, depois de muito po, e continuei pela BR319.

Um roteiro bem feito, nao deixa ninguem na estrada, nao precisa dormir no meio do mato, salvo alguma emergencia.

Nossa equipe, em todos relatos q acompanhei, foi uma das unicas q conseguiu sair de Humaita e dormir em Igapu-Açu.

O calor é insuportavel, entao concordamos em sair sempre cedo, acordamos no primeiro dia as 5h, e saimos as 7h, nos outros dias acordamos as 5:30 e nunca saimos depois das 7h. Em Humaita acordamos as 4:30 e antes da 6h ja estavamos no portal de saida da cidade, neste dia rodamos 430 km da temida BR319 ate as 18 horas.

4 pessoas é o maximo para uma aventura destas, pessoas com capacidade de desprendimento, corajosos, aventureiro, pro-ativo, com muita vontade, daqueles, q desce da moto ja com a ferramenta na mao, para consertar a moto do outro. Ou que ja vai preparando a corda para puxar o amigo, ou se prontifica a buscar ajuda.
A transamazonica nao tem segredo, ha lugares com transito intenso de caminhoes, e motos, ha vilas, a combustivel, mesmo em lugares q nao ha posto, ha os restaurantes q vendem, tem as pistas de voo, do lado da estrada q vendem...

Sim é a maior aventura em solo brasileiro, mas mais do q grandes ou pequenas motos, o maior obstaculo é a organizacao e a entonaçao entre os integrantes.

Nos tocamos juntos, de longe...Ninguem andava colado um no outro o tempo todo, o po te faz manter distancia, para sua saude, e claro pela visibilidade. Alem de que, manter distancia é uma regra de segurança, se o da frente cai, vc nao passa por cima dele.

Tenho renite alergica cronica, usei o tempo todo: mascara de pintor e um lenço ou balaclava de lycra, e o po nao me atrapalhou, usei um capacete off road com viseira oakley com lente fume, bota de trilha, comprei uma calça pro tork (R$ 100), q usa por cima da bota e tem bolsos, joelheira asterix, colete integral alpinestar e camista de trilha, desta forma sempre estive protegido e nao passei tanto calor. Esqueçam roupas de cordura...
Levei um camel back de 3 litros, apenas para agua de emergencia, pq nao conseguir usar ele nas costas dia todo, o peso, me dava dor nas costas, ficou amarrado na moto.

So uma das tornados teve pane seca proximo a Jacareacanga, e levamos combustivel reserva no trecho da BR319. Mas depois de 100 km de Humaita tem combustivel, e em Igapo Açu tambem, é so comprar dos pescadores, q usam nos barcos. Em Igapo Açu tem um hotel muito bacana, com restaurante, foi show de bola alcançar este lugar...Alem de que la tem um boto q vem na margem do rio (ja apareceu em varios canais de TV)

Ate hoje tenho saudades desta aventura, uma vez por mes, revejo as fotos. E como ja mencionei a proxima vai ser com chuva e com meu filho...

Boa aventura !
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manueljs Escreveu:Minha opinião sobre uma viagem como esta é que, para viver a viagem, alguns desapegos devem existir, não necessariamente ocorrerá extremos, mas é possível.
Situações de pontes caídas, e nesse caso, da um jeito de continuar ou volta?
É tiver que dormir no relento? Come-se o que? Leva um estilingue para matar passarinho e fazer uma janta? Dependendo do lugar, se a moto quebrar no inicio da noite só no dia seguinte para resgate, sinal de celular é luxo por ai!!
Se a moto quebrar, para colocar em um santinhas para resgatar, é na mão dos nativos que ela encima do caminhão, o cuidado pode não ser tanto!!
O peso de motos grandes, em dias seguidos de viagem em estrada de chão pode levar o piloto a exaustão, calor, poeira, alimentação em horário diferente ao habitual, falta de condicionamento físico, tudo conta.
A moto, na minha opinião, quanto mais simples melhor, quanto mais leve melhor.
A questão das revisões para manter garantia é outra coisa, como será mais de uma moto, será que conseguirão alinhar a KM ao ponto de que todos precisarão da revisão no mesmo ponto e assim manter a garantia? Pode ser mais interessante talvez ir em uma moto 250 ou 300 para a aventura e se virar por lá de qq jeito!!!
Ou por fim, esquecer tudo acima e ir com as motos de hoje, e ter rosa logística de apoio para panes secas, conserto de problemas mais simples e tal!! Pode-se até, contratar um caminhão de apoio e dividir entre todos, fica também em conta. O caminhão faz o trecho junto com as motos e em caso de pane a solução com certeza fica muito mais em conta.
Muitas formas de fazer está aventura, que por suas características é muito bonita para tê-la no currículo.


Caminhao de apoio !!! Se chover 1 dia, ele nunca mais alcança vcs...(nem camionete 4x4, os caminhoes praticamente trancam a estrada, pq eles vao tentando por todos os lados ate todos ficarem enterrados...)

So em casos muito extremo para um ponte estar caida e nao ter recurso, vc esta em uma rodovia federal, transito intenso, nao vai ficar nem 2 dias, parado, alem de moto, passa em cima de canoa, barcos, camara de caminhao...

Celular, pouco lugares nao tem.
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Robson, já observara seus vídeos e com seu relato me diz que é como imaginei.

As situações extremas que coloquei mais acima são para casos em que imprevistos acontecem e temos que levar isso em consideração no planejamento para o caso de ocorrer não haja desespero. A vida nestas estradas é bem diferente da vida em outras regiões do país.

Mas, como citado por você acima, quando há harmonia no grupo as dificuldades viram boas histórias a serem contadas.

Paz e Benção
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Num intindi Sal, pintada na bunda???? kkkkkkk
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robram Escreveu:Depende, do seu grau de pilotagem off road, e a epoca q vc pretende ir, na epoca de chuvas com moto pesada, esqueça, inviavel, vc vai destruir a moto, pq nao tem jeito de nao cair ou nao derrubar a moto.
Na seca vai tranquilo, leve 02 pares de filtro de oleo e ar.

Eu enviei minha moto ate Maraba no PA, pra mim é ali q começa a parte boa da BR230, antes é so asfalto e stress com transito pesado.

Fiz revisao em Humaita, depois de muito po, e continuei pela BR319.

Um roteiro bem feito, nao deixa ninguem na estrada, nao precisa dormir no meio do mato, salvo alguma emergencia.

Nossa equipe, em todos relatos q acompanhei, foi uma das unicas q conseguiu sair de Humaita e dormir em Igapu-Açu.

O calor é insuportavel, entao concordamos em sair sempre cedo, acordamos no primeiro dia as 5h, e saimos as 7h, nos outros dias acordamos as 5:30 e nunca saimos depois das 7h. Em Humaita acordamos as 4:30 e antes da 6h ja estavamos no portal de saida da cidade, neste dia rodamos 430 km da temida BR319 ate as 18 horas.

4 pessoas é o maximo para uma aventura destas, pessoas com capacidade de desprendimento, corajosos, aventureiro, pro-ativo, com muita vontade, daqueles, q desce da moto ja com a ferramenta na mao, para consertar a moto do outro. Ou que ja vai preparando a corda para puxar o amigo, ou se prontifica a buscar ajuda.
A transamazonica nao tem segredo, ha lugares com transito intenso de caminhoes, e motos, ha vilas, a combustivel, mesmo em lugares q nao ha posto, ha os restaurantes q vendem, tem as pistas de voo, do lado da estrada q vendem...

Sim é a maior aventura em solo brasileiro, mas mais do q grandes ou pequenas motos, o maior obstaculo é a organizacao e a entonaçao entre os integrantes.

Nos tocamos juntos, de longe...Ninguem andava colado um no outro o tempo todo, o po te faz manter distancia, para sua saude, e claro pela visibilidade. Alem de que, manter distancia é uma regra de segurança, se o da frente cai, vc nao passa por cima dele.

Tenho renite alergica cronica, usei o tempo todo: mascara de pintor e um lenço ou balaclava de lycra, e o po nao me atrapalhou, usei um capacete off road com viseira oakley com lente fume, bota de trilha, comprei uma calça pro tork (R$ 100), q usa por cima da bota e tem bolsos, joelheira asterix, colete integral alpinestar e camista de trilha, desta forma sempre estive protegido e nao passei tanto calor. Esqueçam roupas de cordura...
Levei um camel back de 3 litros, apenas para agua de emergencia, pq nao conseguir usar ele nas costas dia todo, o peso, me dava dor nas costas, ficou amarrado na moto.

So uma das tornados teve pane seca proximo a Jacareacanga, e levamos combustivel reserva no trecho da BR319. Mas depois de 100 km de Humaita tem combustivel, e em Igapo Açu tambem, é so comprar dos pescadores, q usam nos barcos. Em Igapo Açu tem um hotel muito bacana, com restaurante, foi show de bola alcançar este lugar...Alem de que la tem um boto q vem na margem do rio (ja apareceu em varios canais de TV)

Ate hoje tenho saudades desta aventura, uma vez por mes, revejo as fotos. E como ja mencionei a proxima vai ser com chuva e com meu filho...

Boa aventura !


Robson, obrigado pelas dicas.
Na verdade, é uma coisa meio inexplicavel, mas tenho vontade de ir com a gordinha. Eu pretendia ir ao Ushuaia este ano e pensava na transamazonica pra daqui a uns 2 anos, mas como nao programei nada ainda talvez inverta isso. Ainda vou pesquisar muito, mas é aquilo meio que do desafio de sair da porta da minha casa com minha moto e voltar com ela 1 mes depois...
Eu quero tambem ver que peças sobressalentes levaria comigo. Por isso, se fosse pelo menos mais uma pessoa, poderiamos dividir o peso das peças e ferramentas. Tenho uma tendencia pessoal a viajar sozinho, mas pra um lugar destes, se der uma pane na moto ou se cair feio, sao dias ate conseguir chegar a alguma cidade maior.
  Responder
Videira, vai de gordinha mesmo se tu cair eu te ajudo a levantar Wink
  Responder
Se alguem quizer uma XR-200, eu estou vendendo a minha, R$ 4.000,00.

Ano 2003, com 37.000 km
Comprei para meus filhos aprenderem a andar de moto, mas eles não tem o espirito do pai !!!!!
A moto esta parada na garagem.
http://www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/-686234.html
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
Videira Escreveu:Robson, obrigado pelas dicas.
Na verdade, é uma coisa meio inexplicavel, mas tenho vontade de ir com a gordinha. Eu pretendia ir ao Ushuaia este ano e pensava na transamazonica pra daqui a uns 2 anos, mas como nao programei nada ainda talvez inverta isso. Ainda vou pesquisar muito, mas é aquilo meio que do desafio de sair da porta da minha casa com minha moto e voltar com ela 1 mes depois...
Eu quero tambem ver que peças sobressalentes levaria comigo. Por isso, se fosse pelo menos mais uma pessoa, poderiamos dividir o peso das peças e ferramentas. Tenho uma tendencia pessoal a viajar sozinho, mas pra um lugar destes, se der uma pane na moto ou se cair feio, sao dias ate conseguir chegar a alguma cidade maior.

Peças sobressalentes: Filtro de ar e oleo, 2 pares de pastilhas de freio, 2 camaras de ar, par de manetes.
Ferramentas, para remoçao das rodas, para troca das peças sobressalentes, montagem e desmontagem dos pneus, bomba manual para encher pneu, cabo eletrico 4mm com garras para ligaçao entre baterias.
Spray lubrificante motul off road, 2 tubos.
Barraca e isolante termico, ou colchao a ar 5 cm de altura (importado)
fogareiro a gasolina msr, comida liofilizada.
Clorim, pastilha para tornar a agua potavel.
Pastilhas para transformar a agua em bebida isotonica (suum)
Envelope de reidratante oral.

Nao usar bau lateral de alumino, aumenta o risco de lesao do membros inferiores em queda.

Top case e bolsa estanque (impermeavel)

Pneu mitas E07, ou pneu estilo XL, aqueles antigos, usei pneu 100% off road, e a moto dança demais no solo seco.

Camara grossa com garrote.

Com estes equipamentos, vc vai conseguir se virar praticamente sozinho, eu nao iria sozinho, pelo menos mais um amigo, pois se chover, fica dificil o caminho, e ter alguem para ajudar a levantar a moto no barro, facilita.

Eu iria primeiro pro Ushuaia com a moto, e depois colocava ela na estrada de terra, no nivel da BR230...
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Boas dicas !!

O risco maior para uma F800 é ter uma pane eletronica .......que precise de um reset completo...dependendo onde vc estiver , Fudeu !!!

Moto para a BR230 >>>>>>>Loading....
  Responder
Andre RS Escreveu:Boas dicas !!

O risco maior para uma F800 é ter uma pane eletronica .......que precise de um reset completo...dependendo onde vc estiver , Fudeu !!!

Moto para a BR230 >>>>>>>Loading....

Andre,

Fui de XRE300, perfeita, suspençao macia, banco otimo, bom torque para tirar a frente nos buracos, freios precisos, fazia media de 27,5 km , andando na terra de 80 a 90 km/h. A tornado é boa, mas gasta muito, tem a lander tambem, q deve ser economica, mas a suspençao, freio e torque do motor deixa a desejar em relacao a Honda.

Para epoca de chuva, iria com uma XR200, muito leve e barata, carburador todo mundo sabe mecher.

Como tenho q comprar 2 motos, se eu nao conseguir 2 XR200, ja ate pensei em comprar 2 broz 150 com freio a disco.
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