CardosoSSZ Escreveu:Pessoal, boa noite! Um conselho por favor.
Estou usando o Motul 5100 10w40 na minha e trocando a cada 5000km, a ultima troca foi com 10120km e agora ela esta com 16300km. Alguem pode me dizer se estou correndo um risco em nao ter trocado com 15000km? E se da pra aguentar mais uns 1000km antes da proxima troca??
Esse fim de ano esta complicado e tenho uma viagem leve até Santos pra fazer!!
Abraços
Fala Cardoso,
Vamos ver se te consigo te ajudar,Troca de óleo e filtro R$160,00,retífica de motor BMW F800 GS,de R$ 12 a R$ 15 mil com sorte,tá difícil?pode ficar mais ainda,com essas motos não dá pra dar margem pro azar,toma umas a menos lá embaixo e troco o óleo.Abração.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
PORQUE DEUS É BOM.
PAULISTA Escreveu:Fala Cardoso,
Vamos ver se te consigo te ajudar,Troca de óleo e filtro R$160,00,retífica de motor BMW F800 GS,de R$ 12 a R$ 15 mil com sorte,tá difícil?pode ficar mais ainda,com essas motos não dá pra dar margem pro azar,toma umas a menos lá embaixo e troco o óleo.Abração.
É verdade Paulista, vou deixar de ser vagabundo e vou colar lá na CCS amanhã antes de ir pra Santos! Abração e Feliz Natal!!
Opa Galera estou usando o MOTUL 5100 inclusive é o que a Rede de CC Power usa para 5mil Kms.
Eu mesmo que fiz a troca da minha 3Black paguei R$40,00 o litro achei o peço bem bacana.
motul5100.JPG (Tamanho: 261.86 KB / Downloads: 165)
Qual o valor que estão pagando nos Motuls??
Paguei $ 40 em dezembro..
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Troquei na Power nesses dias.. 187 com M.O...
Continuam usando motul 5100
13-01-2014, 08:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2014, 09:06 por Comander.)
Concordo, óleo recomendado e para 10.000km para troca. Nos EUA a troca dependendo e feita em 5.000 milhas, 10.000 milhas ou 15.000 milhas, representa motul 3000, 5100, 7100. Na Europa o óleo Castol 10w/40, para 10.000km. Uma milha representa 1.6km só calcular.
The letter from Rotax is bogus, in error or just a mistake. In todays modern engines dino and syn, or any blend there of are interchangeable, mixable ( and may evan taste good).
The major advantage of syn is longer molecules which give higher temperature stability and long oil life before break down ( which we change at 5000 miles or 10000mile or evan 15000miles. It, by it self, does not lubricate any better. Because syn is more expensive the oil companies include a more comprehensive additive mix(cleaners, friction inhibitors, etc etc)
Our oil and water cooled Rotax engine have nice a stable temperatures unless we loose our cool! Normal Dino is just fine...as BMW says.
Having said all this I put Spectro full Syn ($$$) in my 650 because I like their additive mix....and it makes me feel better. I do go the full 6000 miles. I also know I'm over doing it. Caso não entendem inglês use CC no Google
Dear Comander
Thank you for your email of the 22nd October, BMW Motorrad Germany have received this and forwarded a copy to the Technical Department at BMW Group Australia for review and response on their behalf.
The use of full synthetic engine oils is not recommended under any circumstances for your BMW F 800 GS motorcycle. The semi synthetic Castrol power 1 GPS 10w 40 is the only recommended oil that has been tested and meets the requirements for use in this engine.
I trust this information is useful and has answered your question. If you would like to discuss this or any other issue relating to your BMW Motorcycle further please contact me.
Kind regards,
BMW Group Australia
Scott Norman
Technical Manager - Motorrad
Resposta que obtive da Motorrad da Autralia.
11-02-2014, 22:04
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-02-2014, 22:07 por Grilo.)
Pessoal, estava com algumas dúvidas em relação a discussão sobre troca e qual óleo usar, então fiz algumas perguntas para meu amigo que é especialista em Lubrificantes, achei bem interessante e gostaria de repartir as informações com todos, segue:
Então Grilo,
Vamos por parte:
1) O que importa no seu manual não é a tradução, e sim a viscosidade indicada, que é o 10w40 - neste caso, todos 10w40 são de base minerais.
2) Vc não deve alterar a viscosidade recomendada pelo fabricante, porque no projeto (desenvolvimento) deste motor, foi calculado as folgas internas, bem como a fluidez e bombeabilidade deste óleo pelos canais de lubrificação de forma manter uma película lubrificante que ofereça uma proteção contra desgastes no motor.
OBS. Realmente o óleo sintético oferece benefícios, como aumento do desempenho, uma vez que o mesmo faz com que o motor trabalhe um pouco mais frio, e quando temos aquecimento temos perda de energia, isso implica em aumento no consumo de combustível, pois se vc perde energia, vc perde força, e se perde força necessita acelerar mais, entende!! Mas essa troca do óleo mineral para sintético só é possível desde que NÃO se altere as viscosidades.
Já a vida útil do motor não tem nada haver com o fato de estar mais redondo ou não, é porque, geralmente um óleo sintético mantém uma película lubrificante mais uniforme, isso reduz o desgaste natural pelo atrito entre metais, principalmente nas partidas a frio. Só para vc ter uma ideia, cada partida de sua moto, equivale a muitos Km rodados, é por isso que grandes frotas de veículos não desligam seus motores quando estão parados em filas, em trocas de motoristas, etc... É melhor gastar um pouco a mais de combustível, do que desgastar o motor...
3) Com certeza, uma vez que vc trocar o óleo, jamais poderá retornar para o mineral, pois as bases são diferentes, incompatíveis, só poderia, se vc fizesse um flush no motor, aplicando um produto para dissolver o óleo semi ou sintético, pois a mistura dos dois forma uma borra mesmo, como uma gelatina, isso entope os canais de lubrificação podendo provocar o travamento deste motor!
4) A troca deste óleo ORIGINAL 10w40, realmente representa desperdício de dinheiro, ou pior: riscos de falhas, de acordo com o que comentei acima, sobre as folgas projetadas para o esse determinado motor!!
5) Finalizando: O fato de vc trocar o óleo a cada 5.000km é excelente, pois nossa gasolina é a pior do mundo, e provoca a formação e incrustações de cristais de carbono no motor. Por isso a cada troca, seu óleo sai escuro e não claro como o novo. Mas não se preocupe, pois quanto sai escuro após os 5.000km rodados esta ótimo, sinal que o óleo esta cumprindo totalmente seu papel, que além de lubrificar e trocar calor, ele possui detergentes para fazer a limpeza destes cristais de carbono (chamado tbm de carbonização)
Elvis de Azevedo
Sup. de Desenvolvimento
Contato: 55 (44)
ITW Chemical Products Ltda.
Muito bom, Grilo.
Com certeza irá esclarecer muitos de nossos amigos.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Muito boa explicação. Legal.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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