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Bateria - "meia sola"
#41
Iceman Escreveu:Aécio, o CanBus é um sistema eletrônico, no qual os mesmo fios que levam a alimentação (ou "força/energia") para os diversos dispositivos da moto, também são usados para transmissão de dados sobre estes mesmos dispositívos. Para que isso seja possível, todos os dispositivos tem que ser projetados para trabalhar com este sistema (CanBus).

Ou seja, é um PÉ NO SACO para quem gosta de fazer suas próprias adaptações na moto.

Isso porque, se um dispositivo estranho for introduzido no circuito, que não está preparado para trabalhar no sistema CanBus, o computador central pode não "reconhecer" este dispositivo (que pode ser uma buzina, um farol de milha, etc.) e pode dar zebra no circuito inteiro, podendo até (em casos extremos) paralizar a moto por completo.
Na verdade o programa da moto tem que ser informado da presença deste novo dispositívo, o que ele faz e como a central deve interagir com ele.
Já tivemos caos de colegas que compraram farois de milha originais da BMW 1200GS Adventure (portanto compatíveis com sistema CanBus) e tiveram que esperar a concessionária receber um programa da Alemanha, que possibiltou habilitar o novo dispositívo na 1200GS normal.


Porque então a BMW decidiu usar esse sistema?
Porque economiza fiação (cabos elétricos) o que acaba por reduzir o custo de produção e o peso final da moto.
O sistema funciona muito bem, desde que utilizados somente dispositívos compatíveis (que obviamente a BMW usa).
O problema começa quando a gente quer fazer nossas adaptações.

Espero poder ter ajudado a responder sua pergunta.

Abraços,

Thomas.

Ice, a maioria dos carros modernos (importados) tem sistema computadorizado semelhante ao CanBus. E a solução pra instalação de acessórios não previstos ou não compatíveis com estes sistemas é simples, é só instalar esses acessórios ligados direto na bateria com fusível compatível. Pergunte para um bom instalador de som como ele liga qualquer módulo de potência forte e essa será a resposta, direto na bateria.
O CanBus monitora tudo que estiver ligado depois dele, antes dele ele só monitora quanto de voltagem esta entrando. Falei modulo de som, mas pode ser buzina extra, farol auxiliar, e até um carregador/mantenedor de baterias, não tem como o CanBus perceber.
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#42
Bom dia pessoal, acabei de fazer o tal ricoll do sensor do descanso da minha F800 GS e para minha surpresa abateria arriou e fiquei sem moto, será que foi problemas normais pois a bateria deve ter a idade da moto que foi comprada em dezembro de 2013.
Será que tem alguém que teve o mesmo problema?
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#43
Garantia neles!!!! Liga pro SAC e reclama!
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#44
Bateria não tem garantia de 2 anos como a moto...

É "normal" descarregar após um tempo sem uso ou com um uso de percursos pequenos e com muitas partidas no motor de arranque...

Segundo um mecânico conhecido, a bateria é a única peça da moto/carro que quanto mais tempo funcionando, melhor fica... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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#45
Fala pessoal, sou novo no site e já deixo aqui algumas observações, espero que possam me ajudar. Moro no Rio de Janeiro, fui ao último encontro do Tubarões em Cabo Frio, no meio do caminho a lâmpada do farol baixo queimou. Lá mesmo comprei uma Philips e troquei, problema sanado, lâmpada de qualidade e saiu o aviso no painel. Duas semanas dps, queimou o filamento da lâmpada traseira, do freio. Não é possível, deve estar havendo uma pane elétrica. De três dias pra cá, a bateria foi pra o saco. Resumindo, a bateria arriada estava interferindo no sistema e queimando lâmpadas. Ligando pra o SAC e esperando quase 4hs por um reboque, resolvi abrir a carenagem da 800R e eu mesmo troquei a bateria. Moto partindo perfeitamente.
Só tem um porém: o pisca alerta parou de funcionar (os piscas funcionam na seta pra ambos lados). E não consegui tirar aquela lâmpada traseira nem a pau. Alguém tem alguma dica do que possa ser? Engraçado não conseguir tirar uma simples lâmpada, mas a bicha parece ter nascido ali, colada com superbonder, demorei mais tempo tentando tirar a maldita do que a troca da bateria rs. Ajudem aí. Desde já agradeço.
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#46
Só um pequeno detalhe, sempre tem que dar um reaperto dos parafusos da Bateria, pois os cabos ficam um pouco soltos e não dá a carga necessário. Lembrete em cada revisão que normalmente não fazem nas Autorizadas da BMW. Assim terás uma durabilidade maior das Baterias.
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#47
Pessoal, apenas por curiosidade, alguém sabe se é possível fazer uma "chupeta" (no bom sentido, por favor!) usando aquela tomada do tanque? Caso seja possível, vou tentar fazer um cabo de emergência com aquele conector do tanque.
Abraços
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#48
APerali Escreveu:Pessoal, apenas por curiosidade, alguém sabe se é possível fazer uma "chupeta" (no bom sentido, por favor!) usando aquela tomada do tanque? Caso seja possível, vou tentar fazer um cabo de emergência com aquele conector do tanque.
Abraços

Alexandre, imagino que a "chupeta" seja para dar partida na sua moto, caso a bateria descarregue.
Neste caso, não aconselho fazer isso através da tomada de acessórios, pois os fios desta não são projetados para aguentar a corrente do motor de arranque.
Basta dar uma olhada na bitola do cabo que chega no motor de arranque e na bitola dos fios desta tomada auxiliar, que a o que eu estou dizendo fica muito claro Wink
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#49
Iceman Escreveu:Alexandre, imagino que a "chupeta" seja para dar partida na sua moto, caso a bateria descarregue.
Neste caso, não aconselho fazer isso através da tomada de acessórios, pois os fios desta não são projetados para aguentar a corrente do motor de arranque.
Basta dar uma olhada na bitola do cabo que chega no motor de arranque e na bitola dos fios desta tomada auxiliar, que a o que eu estou dizendo fica muito claro Wink
Tem razão. Obrigado
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#50
Iceman Escreveu:Alexandre, imagino que a "chupeta" seja para dar partida na sua moto, caso a bateria descarregue.
Neste caso, não aconselho fazer isso através da tomada de acessórios, pois os fios desta não são projetados para aguentar a corrente do motor de arranque.
Basta dar uma olhada na bitola do cabo que chega no motor de arranque e na bitola dos fios desta tomada auxiliar, que a o que eu estou dizendo fica muito claro Wink

Esse negócio de chupeta o Ice manja bem,pelo menos a 800 dele vivia com a bateria descarregada lá atrás da Power.kkkkkk:p
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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