Paulo.no manual esta 2,9 l com a substituiçao do filtro.
Acho que você deve colocar 100 ou 150 ml a menos,mas o mais importante sera ver se o nível de óleo esta correto.
Eu coloco 3L com filtro novo sempre!!
Peguei minha GS com 23 mil km e agora ela tá com 25 mil km. Pra ficar mais fácil as trocas e manutenções, irei trocar o óleo agora com 25 mil km. Vou usar o Motul 5100 15w50 e não trocarei o filtro de óleo, já que ele é o original e só trocarei nos 30 mil km. Como não tenho o anel vedante do carter, não farei substituição do mesmo( moro no interior e sem CC ). Vou colocar 2,8 litros. Lembro que na XT660R pedia 100 ml a menos quando não fosse trocar o filtro de óleo.
Reginaldo Escreveu:Peguei minha GS com 23 mil km e agora ela tá com 25 mil km. Pra ficar mais fácil as trocas e manutenções, irei trocar o óleo agora com 25 mil km. Vou usar o Motul 5100 15w50 e não trocarei o filtro de óleo, já que ele é o original e só trocarei nos 30 mil km. Como não tenho o anel vedante do carter, não farei substituição do mesmo( moro no interior e sem CC ). Vou colocar 2,8 litros. Lembro que na XT660R pedia 100 ml a menos quando não fosse trocar o filtro de óleo.
Certa vez conversei com um mecanico que trabalhou na BMW por um bom tempo, o mesmo disse que se vc quiser fazer as trocas de óleo de 5 em 5000km deixando a troca do filtro para 10 em 10000 nao tem problema , é o que muitos fazem , e será o que vou fazer tb.
Na star news recomendam trocar óleo a cada 5000 e o filtro a cada 10000
CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013
Andre RS Escreveu:Certa vez conversei com um mecanico que trabalhou na BMW por um bom tempo, o mesmo disse que se vc quiser fazer as trocas de óleo de 5 em 5000km deixando a troca do filtro para 10 em 10000 nao tem problema , é o que muitos fazem , e será o que vou fazer tb. [COLOR="#008000"]André, efetuei a troca de óleo da moto e deixei i filtro de óleo pra trocar daqui 5 mil km. Coloquei 2,7 litros de Motul 5100 15w50. Segundo o mecanico de uma oficina especializada em BMW em Goiania, fica no filtro cerca de 200 ml.
Então, eu fiz como ele recomendou: coloquei 2,5 litros de óleo. Funcionei a moto por um pequeno tempo e tirei o nível, que estava no mínimo. Então coloquei mais 200ml e pronto. Já tirei o nível duas vezes e ele está no máximo. Acho que ficou bom assim.[/COLOR]
acdurigan Escreveu:Sou lojista e revendedor motul
as especificações
motul 3000 p/ 3000km mineral
motul 5000 p/ 5000km mineral
motul 5100 p/ 5100km base mineral com aditivos sinteticos
motul 7100 p/ 7100km 100% ester
eu troco a cada 5000km porem na ultima troca usei o 7100, achei q melhorou as trocas de marchas, está mais macio, ela engata melhor. porem pode ser impressão!!!
e sempre troco o filtro tb... Eu usava o Motul 5100, passei para o 7100, melhorou as trocas de marchas, só tem um porem, para temperaturas altas não é bom, afina muito, peguei um calor de 50 graus no Tchaco argentino, na volta de uma viagem, quando cheguei na fronteira com o Brasil na volta, acendeu a luz do óleo no painel, e tinha somente 3 mil km de uso o óleo, fui direto em uma loja de moto e coloquei óleo novo, me surpreendi pois tinha pensado que o óleo tinha baixado, não saiu os mesmos 3 litros que eu tinha colocado, dai o mecânico me deu umas explicações que para o calor forte do verão não é aconselhável, portanto estou voltando para o 5100, mesmo com as marchas entrando mais firmes.
acdurigan Escreveu:motul 5000 R$38,00 em média
motul 7100 R$ 70,00 em média
Compro em caixa, direto do representante Motul, sai por bem menos, R$27,55/L do 5.100 (10 W 40)
Pesso"ALL",
Alguém sabe o torque de aperto do parafuso do dreno do cárter?? Ou vocês apertam "no sentimento"...
Grande abraço...
Garelli 50, Lambretta Li 175-67, CG125-80, ML125-82, DT180-83, DT180L-85, DT180N-86, Lambretta Li 150-74, Harley Davidson 125 2T, RX125-82, DT125-74, XLX250-85, XLX250-87, XLX350-88. NX4-Falcon 2008 (já vendi!!!)
Hoje DT200R-96 e F800GS-13/14.
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