Troquem o óleo a cada 5.000 km, se estiverem usando o Motul 5100.
O cambio e o motor agradecem, e como já disseram, por causa de R$ 150,00, com certeza voce estará aumentando a durabilidade do conjunto.
Reparem, que com óleo novo, o motor e o cambio produzem muito menos barulho.
E vamos rodar !!!!!!!!!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC]
![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Já tive pensando na possibilidade do óleo motul estar sendo pirateado . O que vocês acham?
Saudações!!
Sobre o Motul no site deles, existe 3 variações do 5100 10w30, 10w40 e 10w50!!! Qual deles para a F800gs???
Ouvi falar que para se trocar no mineral para o 5100 deveria rodar uns 1000km e trocar novamente para adequar melhor e lavar o óleo antigo e depois a cada 5000.
Será?
Eu sempre usei o 10w50, com troca a cada 5.000 km
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC]
![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Acabei de adquirir o militec-1. O pessoal de outro fórum (g650gs.net) que participo relata maravilhas e acabaram me convencendo que o negócio é bom.
Meio carinho, mas como dura 20.000 km, acho que vale a pena. Ele se agrega às partes metálicas do motor, tanto assim que em primeiro momento aumentam o nível de óleo, mas depois se normaliza e se mantém mesmo após a troca nos 10.000 km seguintes.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Saudações,
O nível tecnológico atingido na indústria motoristica e, sobretudo, na química – física dos lubrificantes (os lubrificantes modernos são mais de quem o motor – também de alta prestação – precisa), permite de prolongar o intervalo de troca sem prejuízo pra a durabilidade do motor.
Vi vários estudos e relatos sobre o assunto (feitos em forma muito seria e cientifica) na Europa, em pratica o mesmo modelo de motor rodando fazendo troca regular de óleo, depois rodar muitos km, desmontado e medindo a usura, perda de potencia, ecc, comparado resultados com o mesmo modelo de motor que nunca fiz troca de óleo: a usura foi igual.
Então o fabricante esta certo, trocar óleo não prejudica a vida útil da mecânica de forma alguma (só é importante trocar filtro cada vez que se troca o óleo).
Certo, trocar com mas frequência não faz male e cada um é livre de fazer do jeito que gosta (e gastar e poluir). Eu foi aconselhado do meu mecânico de fazer a troca cada 3.000 km, mas isso não è nada estranho: o açougueiro aconselha de comer carne 2 vez pra dia, também se vc precisa comer 1 vez pra semana.
Sascencio...
Pode por o KN sem problemas...da certo sim...tenho uma trophy e só uso o filtro KN
Abraco
Colegas
Alguem de vcs já utilizou ou esta utilizando o óleo da shell....advance ultra 15w 50 que e 100% sintético...estou pensando de utizar este óleo na minha trophy