Interessante essa informação do CT. É bem possível mesmo que a BMW faça o Controle de Tração pelo mesmo sensor e aquele disco furado utilizado pelo ABS.
Inicialmente eu achei que era "besteira" mas se pensarmos bem, faz sentido. Para o CT entram em funcionamento, ele precisa de um sensor e de um disco furado como índice. Então porque não utilizar o mesmo do ABS ?
E essa foto do Amorlin é no mínimo curiosa. Porque têm esse local para colocar um botão ?
Pela lógica, se para a 1200 basta incluir o botão e atualizar o software para controle de tração, a 800 deve seguir o mesmo princípio e certamente faz a leitura pelo sensor do ABS.
Não sei não... continuo reticente quanto a essa possibilidade, até porque se é tão simples e barato, porque a BMW não oferecia isso como opcional num preço atrativo (e altamente rentável)? Acredito que o CT da F800GS envolva mais mudanças técnicas e até uma nova ECU.
Pelo que eu vi da 1200 tecnicamente parece ser bem simples, só não é barato já que o software e material são propriedade da marca e o difícil é fugir do custo BMW rsrs.
P/ mudar a 1200 lá fora já vai uma boa grana.
TOLENTINO Escreveu:Não sei não... continuo reticente quanto a essa possibilidade, até porque se é tão simples e barato, porque a BMW não oferecia isso como opcional num preço atrativo (e altamente rentável)? Acredito que o CT da F800GS envolva mais mudanças técnicas e até uma nova ECU.
Oi Tolentino, Acho que tem a ver mais com marketing e a idéia de recuperar o investimento de pesquisa (Cobrando bem dos consumidores que estão sempre dispostos a pagar por novidades) do que alguma questão técnica. Acho inclusive que faz mais sentido produzir sensores iguais (fisicamente falando) para as motos com ASC ou sem ASC pois assim a fábrica tem ganhos de escala. Interesante esta foto do Morlin.
Se conseguir fazer na minha 1200 eu aviso a todos.
Tunido, ainda não usei, apenas instalei para ver como ficava. Nesse modelo novo ficaram dois parafusos sem fixação. Também fiquei na dúvida quanto a estética.