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Gasolina E27
#11
Atualmente só a Petrobras refina gasolina porque ela comprou a Ipiranga, que era a única distribuidora que refinava na Refinaria Riograndense na cidade de Rio Grande. Ela tinha esta permissão especial por motivos históricos, já que esta empresa era nacional e tinha a refinaria na época da criação da Petrobras (Também o Getúlio Vargas era gaúcho). Já o nome gasolina Prêmium é definida para o produto de 91 Octanas IAD (http://www.br.com.br/wps/portal/portalco...de+a+a+z#3)
- Em teoria o "poder calorífico inferior" (PCI)(entalpia útil da combustão) do etanol hidratado (82%) é 22,5 MJ/l, o Etanol Anidro é de 24,5 MJ/l,apenas 70% do valor da Gasolina que é de 35 MJ/l. Na realidade a entalpia de combustão do combustível tem mais ver com o rendimento (consumo) e pouco a ver com o desempenho (potência).
- Os motores de ciclo OTTO, aspirados ou turbo tem a energia mecânica no eixo dependente de seu ciclo termodinâmico que segue a relação p*DV (delta V), justamento o DV é a taxa de compressão, então quanto maior o DV e o volume total do motor, maior a potência. Por isto o Etanol permite motores mais potentes porque admitiria nos motores modernos a injeção uma taxa de compressão próxima de 14/1, enquanto mesmo a gasolina 100 octanas chega ao máximo de 12,8/1. O motor a etanol puro pode ser mais potente se tiver maior taxa de compressão, mas você paga por isso. Por este motivo que os motores flex aspirados são um embuste tecnológico, já que a taxa de compressão é a mesma, ou seja a potência a Etanol ou gasolina é muito semelhante, porque fica no limite para a gasolina, e não aproveita a capacidade de compressão do Etanol. Também a diferença de consumo não chega aos 30%, referentes a diferença do PCI, porque para a gasolina 87 octanas não pré-detonar (bater pino) a centralina enriquece a mistura. Eu também não tenho carro flex por estas razões, somente agora com os turbo flex (BMW, Citroen e Peugeot)é que esta tecnologia ficará eficiente. Por hora eu tenho carros apenas a gasolina ou diesel (38,4 MJ/l) e motos sempre aspiradas que deveriam ser a gasolina, não a rabo de galo.
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#12
Eu estou usando a Podium desde sempre. Normalmente encho o tanque sempre no mesmo posto e quando entra na reserva. Pagava entre 58 e 62 reais. Esta semana, paguei 66 reais (nas mesmas condições).

Ainda acho que o maior filão do preço do combustível na bomba é o ICMS (aqui no estado do Rio é 30%*). Ou seja, dos 65 reais que debitam no meu cartão, algo em torno de 19 reais é ICMS.

*http://epocanegocios.globo.com/Revista/C...18,00.html
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#13
wakapp Escreveu:Atualmente só a Petrobras refina gasolina porque ela comprou a Ipiranga, que era a única distribuidora que refinava na Refinaria Riograndense na cidade de Rio Grande. Ela tinha esta permissão especial por motivos históricos, já que esta empresa era nacional e tinha a refinaria na época da criação da Petrobras (Também o Getúlio Vargas era gaúcho). Já o nome gasolina Prêmium é definida para o produto de 91 Octanas IAD (http://www.br.com.br/wps/portal/portalco...de+a+a+z#3)
- Em teoria o "poder calorífico inferior" (PCI)(entalpia útil da combustão) do etanol hidratado (82%) é 22,5 MJ/l, o Etanol Anidro é de 24,5 MJ/l,apenas 70% do valor da Gasolina que é de 35 MJ/l. Na realidade a entalpia de combustão do combustível tem mais ver com o rendimento (consumo) e pouco a ver com o desempenho (potência).
- Os motores de ciclo OTTO, aspirados ou turbo tem a energia mecânica no eixo dependente de seu ciclo termodinâmico que segue a relação p*DV (delta V), justamento o DV é a taxa de compressão, então quanto maior o DV e o volume total do motor, maior a potência. Por isto o Etanol permite motores mais potentes porque admitiria nos motores modernos a injeção uma taxa de compressão próxima de 14/1, enquanto mesmo a gasolina 100 octanas chega ao máximo de 12,8/1. O motor a etanol puro pode ser mais potente se tiver maior taxa de compressão, mas você paga por isso. Por este motivo que os motores flex aspirados são um embuste tecnológico, já que a taxa de compressão é a mesma, ou seja a potência a Etanol ou gasolina é muito semelhante, porque fica no limite para a gasolina, e não aproveita a capacidade de compressão do Etanol. Também a diferença de consumo não chega aos 30%, referentes a diferença do PCI, porque para a gasolina 87 octanas não pré-detonar (bater pino) a centralina enriquece a mistura. Eu também não tenho carro flex por estas razões, somente agora com os turbo flex (BMW, Citroen e Peugeot)é que esta tecnologia ficará eficiente. Por hora eu tenho carros apenas a gasolina ou diesel (38,4 MJ/l) e motos sempre aspiradas que deveriam ser a gasolina, não a rabo de galo.

Amigo parece que você é conhecedor do assunto. Pergunto: porque os motores Turbo Flex são mais eficientes ? A taxa é constante ou variável ?
Outra pergunta: Eu tenho um New Fiesta 1.6 Flex que se abastecer com gasolina ele bate pino. Pra isso não acontecer preciso colocar uns 5L de alcool. A centralina não deveria fazer essa correção automaticamente ? sem eu ter que por álcool na gasolina ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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#14
Galera postei em outro tópico semelhante aqui do forum a seguinte foto:

[Imagem: c1f6bde1320bcd85c64235114e9bc93c.jpg]

Dai vem os questionamentos:

1- muitos aqui no forum dizem utilizar gasolina comum por indicação da BMW e das concessionárias... no manual fala para usar aditivada.

2- no manual fala para se usar gasolina no maximo E10 (10% de etanol). Esse etanol seria o mesmo adicionado a gasolina? Se sim isso ultrapassa e muito o limite estipulado pelo manual. Será que se pode acarretar algum problema no motor ou garantia da moto?

Abraços!
Motociclismo um Estilo de Vida
F800 GS (Lara)
Ténéré 250 (Tenebrosa)
Ex - G650 GS (Galega)
Ex - Intruder 125 (Trudinha)
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#15
Bom, tecnicamente a BMW não pode vender no Brasil uma moto que não seja adequada ao tipo de combustível que existe aqui.

Em outras palavras, não podem exigir do consumidor, que use uma gasolina que simplesmente não existe aqui.

Se der algum problema, no mínimo da uma boa briga judicial.
Mas não creio que seja está a postura da BMW.

@Crodao
O que o turbo faz, é exatamente injetar mais mistura ar-combustível no mesmo volume da câmara de combustão, ou seja, aumenta a taxa de compressão.
Dai o porque de realmente usar as vantagens do etanol.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#16

.jpg   165.JPG (Tamanho: 224.12 KB / Downloads: 50) No meu manual esta diferente o combustível recomendável .
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#17
Eita rsrs o meu peguei esse ano.... sera que mudou algo?
Motociclismo um Estilo de Vida
F800 GS (Lara)
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#18
Caro Crodao,

Sim a centralina deveria ser capaz de corrigir, há um sensor de detonação no bloco que é um acelerômetro que sente se houver início da combustão antes do ponto morto superior. Quando isto acontece a primeira estratégia é atrasar o ponto até o limite definido para aquela rotação, esta estratégia é em geral suficiente se o combustível estiver dentro das especificações. Caso ainda ocorra a pré ignição é porque o combustível não aguenta a a taxa de compressão nesta temperatura e carga, a saída então é enriquecer a mistura para reduzir a temperatura da câmara de combustão.
No caso dos motores da FORD, eles sempre foram de elevada taxa de compressão para os FLEX, acima dos demais, no caso no motor ROCAN 12,3/1, nos sigma atuais fabricados no Brasil se eu tenho a informação correta é 12/1 e nos que vinham flex do México acho que era 11,5/1. Estas taxas de compressão são de carros que privilegiam mais o etanol que a gasolina, logo são boas opções para São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Triângulo mineiro onde o Etanol em geral é mais vantajoso.
Eu nunca tive este motor então não sei se a batida de pino não é normal, pois se obtém a máxima eficiência no limiar da pré ignição, pois a queima acaba sendo mais completa, e consequentemente a emissão de CO e hidrocarbonetos não queimados é menor. Outro problema pode ser um defeito no sensor de detonação que está menos sensível ou ainda uma temperatura um pouco maior que deveria, tem que verificar a válvula termostática.
A forma mais prática de variar a taxa de compressão de acordo com o combustível é de fato controlar a pressão de alimentção motor pelo controle do turbo compressor. Desde 2004 a BOSCH disponibilizou para as montadoras nacionais um sistema de Injeção Tri Fuel, que permitia adaptar a taxa de compressão ao combustível, que poderia ser gasolina, etanol ou metano (GNV). Era um sistema muti interessante porque usava cada combustível na sua condição ideal com máximo rendimento e desempenho. O torque do motor EA-111 (8V) do polo 1.6 tem em torno de 155 Nm de torque, com este sistema subia para 195 Nm a gasolina, 220 Nm a GNV e 228 Nm a etanol, não dava mais no etanol porque foi limitado por torque para que a transmissão suportasse. Neste caso com a sobre alimentação o carro não perdia potência com o GNV, aumentava. A Bosch recebeu subsídio do MCT para desenvolver esta tecnologia, mas nenhuma montadora optou, porque fabricar um flex apenas por software era suficiente para atender ao mercado, com custos muito menores. Apenas em 2013 é que a primeira montadora optou por um sistema BOSCH turbo Flex, ironicamente em um carro importado na época, o BMW 320 ActiveFlex, hoje fabricado em Araquari/SC.
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#19
Este manual parece ser para Portugal, porque aqui também não tem BP! Outro detalhe a Reserva da F800 GS é 4 l, este manual não é da G650 GS?
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#20
Prezados Leitores,

Estudando um pouco sobre os índices de octanagem, o correto a dizer é que a nossa gasolina pode ser 87, 91 ou 95 IAD (Índice Anti-detonante) que é o mesmo AKI (Anti-Knock Index), que é um valor médio entre dois métodos de medição o RON medido a 600 rpm e o MON medido a 900 rpm. Logo a gasolina comum atende a especificação mínima exigida pela BMW, a Premium e a Pódium excedem a especificação ideal sugerida pela BMW. Fica somente a questão sobre a quantidade de etanol, pois estamos recebendo menos energia pelo que pagamos. A quantidade de etanol maior não deve trazer problemas aos componentes do motor, pois a grande quantidade de peças em contato com o combustível é plástica e as poucas metálicas serão afetada da mesma maneira por uma dosagem de 20% a 27%. Desculpe-me por lançar uma questão sem estudar em detalhes as informações, apenas vai uma crítica a BMW que deveria usar apenas unidades locais nos manuais para não trazer confusão.
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