• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Calibrando Pneu BMW
#11
Aproveitando o tópico,gostaria da opinião dos colegas, estou pensando em fazer a carretera Austral ainda este ano. Como é de ripio e tive uma certa dificuldade neste tipo de terreno com pneu Anakee 3, estava pensando em colocar um par de Karoo 3,so que para chegar até a Carretera terei que percorrer milhares de quilômetros em asfalto, isso me fez desistir do Karoo. Minha pergunta é: já que irei percorrer mais de 1000 quilômetros no ripio e continuarei com o Ana 3,qual a calibragem mais segura para controle da moto e conservação dos pneus, já que ouvi relatos de pneus cortados por pedras do ripio? Obrigado.
ps.Sempre viajo com garupa e bagagem.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#12
Reginaldo Escreveu:Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk

Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.

Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.

Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.

Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.

Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.

Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
abraço
Trovão
  Responder
#13
Falou tudo Trovão!
Excelentes comentários!
  Responder
#14
Esse entende da mortadela kkkk Smile
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
#15
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
  Responder
#16
Curcio Escreveu:Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.

Obrigado Curcio,vou seguir o seu conselho, achei legal a ideia. Na viagem para O Ushuaia peguei uns trechos de ripio fofo, justamente porque a estrada estava em manutenção, amigo quase borrei a tanga, so não cai porque o Arcanjo me segurou por 3 vezes rsrs,não sei qual a melhor forma de andar nesse tipo de terreno, talvez em maior velocidade, pilotando em pé e sem garupa, logicamente. Vamos ver, na hora a gente se vira. Abraços.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
#17
Olá, pessoal. Então, a pressão é menor devido à necessidade dos pneus se deformarem em terrenos irregulares. Seria como tentar andar em dunas de areia com pneus de bicicleta. Simplesmente não dá. Seria estreito demais. Quanto maior a área de contato com o solo, maior é a tração. Com a pressão mais baixa os pneus deformam-se mais e espalham-se mais sobre o solo aumentando a área de contato e, consequentemente, aumentando a tração neste tipo específico de terreno. Abraços, ENERSON.
  Responder
#18
Eu já notei por mais de uma vez que os pneus Metzeler Tourance parecem ter uma maior área de contato.
Eu sinto mais segurança com o Tourance. É como se os outros fossem como pneus de bibicleta, eles me dão a sensação que estou sobre um "fio de navalha"
Alguém já teve essa mesma percepção ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder
#19
Eu entendo da mesma forma, comparando o Tourance com o Anakee 2 e 3.

Aqui no entorno do ABC tem muita terra prá andar, alguns trechos com pedras ou pedriscos...com Anakee é um parto.

Abçs!!
  Responder
#20
Amigos bom dia. Tenho uma F 800-R, precisamente nunca coloquei essa numeração em libras nos pneus. Alguém podeira informar? Meus pneus são Pilot Road 2 tanto na dianteira como na traseira. Estou com 26 na frente e 32 na roda de trás.
  Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)