Boa tarde galera, estou com uma duvida e gostaria de ajuda, peço que não fiquem postando quanto pagaram a revisão ou assuntos relacionados, mas sim assunto técnico. Tenho uma F800GS 12/13 e as CC orientam colocar o oleo Motul 15W50, porem, quando dou partida na moto após ficar alguns dias parada ela faz um barulho até que o oleo suba até o cabeçote, mas olhem o detalhe, lendo mais atentamente o manual, lá diz que o recomendado é o 10W40 ou 15W40.
Sei que a viscosidade deve mudar por motivo da temperatura ambiente, porem, estou achando que esse barulho é do oleo que a CC esta recomendando, já que ele é mais viscoso e pode demorar mais a subir até o cabeçote.
Gostaria de saber que oleo vcs usam e se já tiveram esse problema.
Outra coisa, acreditem se quiser, hoje liguei numa CC e eles também não souberam me informar, a duvida passou pra eles e eles também ficaram de ver e me retornar até quarta-feira proxima (abram o olho)!
Rafael, tenho uma GS800 11/12 e sempre usei Motul 5100 15w50. O motor faz um barulho diferente na partida, mais este barulho dura no máximo 2 segundos. Faço as trocas a cada 5 mil km e a moto está com 65 mil km e nunca teve nada fora do normal.
Nao sou especialista em bmw mais nas pesquisas que fiz antes de adquirir a minha é que a bmw recomenda Castrol e na época que as motos eram importadas as concessionarias nao dispuiam deste óleo e somente o Motul w ficou assim ate os dias atuais.
Já existe tópico sobre esse assunto, é só pesquisar no fórum...
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Reginaldo, acredite se quiser, estou usando o motul 7100 10W40 e o problema parou...
Amigo minha moto tem O MESMO problema. Ao ligar, principalmente QUENTE, bate igual britadeira e para. Estou usando o Motul 15w50, vou trocar agora mesmo pelo 10w40 para ver.
Sempre usei o Motul 5100 15w50,nada a reclamar.
Hoje na LC uso o Castrol sintético 5w40,tudo ok.
Rafael Vig Escreveu:Boa tarde galera, estou com uma duvida e gostaria de ajuda, peço que não fiquem postando quanto pagaram a revisão ou assuntos relacionados, mas sim assunto técnico. Tenho uma F800GS 12/13 e as CC orientam colocar o oleo Motul 15W50, porem, quando dou partida na moto após ficar alguns dias parada ela faz um barulho até que o oleo suba até o cabeçote, mas olhem o detalhe, lendo mais atentamente o manual, lá diz que o recomendado é o 10W40 ou 15W40.
Sei que a viscosidade deve mudar por motivo da temperatura ambiente, porem, estou achando que esse barulho é do oleo que a CC esta recomendando, já que ele é mais viscoso e pode demorar mais a subir até o cabeçote.
Gostaria de saber que oleo vcs usam e se já tiveram esse problema.
Outra coisa, acreditem se quiser, hoje liguei numa CC e eles também não souberam me informar, a duvida passou pra eles e eles também ficaram de ver e me retornar até quarta-feira proxima (abram o olho)!
A minha é 15/15 e no manual recomenda o óleo 15w50 e não 15w40 como vc disse. Uso o motul 5100.
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No manual da 2011 recomenda o seguinte:
10W40 para -10c° acima
15w40 para -20c° acima
Comprei ela e estava com 15w50... Tudo bem, por mim é indiferente.
Mas depois de aquecido, quando batia arranque o motor parecia uma caixa cheia de parafusos, muito barulho mesmo. Fui ao manual e vi que recomenda os óleos que mencionei acima.
Ontem comprei filtro novo (que o pessoal usava o do FORD KA e me ofereceram o do UP que é mais curto!) troquei e sai pra andar, fiz um trecho de 80km e realmente mudou, com o óleo 10w40 não bate mais.
Comprei uma 2012 e rodei uns kms com o óleo que estava já que o antigo dono falou que tinha trocado recentemente.
Notei que a temperatura do motor estava na faixa normal de temperatura.
Após rodar uns kms resolvi trocar.
Fui no manual e recomendava as viscosidades 10W40 para temperaturas acima de -20ºC e a 15W40 para temperaturas acima de - 10ºC.
Aqui no Rio encontrei o Motul 5100 com viscosidade 10W40.
O filtro de óleo usei o Fram PH6114, que é o indicado e facilmente encomendado no ML.
Notei que a temperatura do motor agora fica sempre na mínima mesmo quando a ventoinha está ligada (temp ambiente maior que 30ºC).
No meu ver isto é muito bom pois quanto mais baixa é a temperatura do motor maior será a sua vida útil.
Vejo em vários lugares a indicação/uso do 15W50, que é mais viscoso nas temperaturas mais altas, o que teoricamente eleva a temperatura do motor. Nas motos mais novas a indicação da viscosidade mudou?
WalterKaus Escreveu:Comprei uma 2012 e rodei uns kms com o óleo que estava já que o antigo dono falou que tinha trocado recentemente.
Notei que a temperatura do motor estava na faixa normal de temperatura.
Após rodar uns kms resolvi trocar.
Fui no manual e recomendava as viscosidades 10W40 para temperaturas acima de -20ºC e a 15W40 para temperaturas acima de - 10ºC.
Aqui no Rio encontrei o Motul 5100 com viscosidade 10W40.
O filtro de óleo usei o Fram PH6114, que é o indicado e facilmente encomendado no ML.
Notei que a temperatura do motor agora fica sempre na mínima mesmo quando a ventoinha está ligada (temp ambiente maior que 30ºC).
No meu ver isto é muito bom pois quanto mais baixa é a temperatura do motor maior será a sua vida útil.
Vejo em vários lugares a indicação/uso do 15W50, que é mais viscoso nas temperaturas mais altas, o que teoricamente eleva a temperatura do motor. Nas motos mais novas a indicação da viscosidade mudou?
A minha e 2015 e eu uso o motul 5100, 15w50, mesma especificação do manual.
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