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Power Commander - Dynojet
#1
Alguém usa e já mapeou um Power Commander para a GS 800?
Fiz uma pesquisinha na Web estes dias e achei q a relação Ar/Combustível apropriada para a nossa alcoolina eh de 13,2:1, alguém pode confirmar isto?
Qnd o cheiro de catalisador está forte (ovo podre...) isto denota mistura rica ou pobre?
Antecipadamente agradeço as colaborações.
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#2
vixi

o que é um Power Commander???
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#3
Oi Luiz Augusto, quando você pagou no Power Commander ? Vc sabe quantos HP aumenta ? Teve que trocar o filtro de ar ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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#4
Luiz, preparação de moto é um assunto Tecnico e complexo. Sugiro que procure um preparador experiente em SP (Boi Motos na Clodomiro Amazonas, por exemplo) para te ajudar com isso. A relação ar combustível varia de moto pra moto, por marcha, por abertura de TPS, por temperatura do motor, etc. Nao existe uma afr "ideal" para todas situações.
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CB 450 SPORT 84 azul / XR-200 2001 vermelha / XTR 660 2008 preta (roubada) / Versys 650 2011 preta / Citycom 300i 2012 azul/ Kawasaki ZX-10R 2012 (atual) / bmw f800 gs 2013 verde
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#5
Gostei da alcoolina.Pior que é verdade kkkkkkk.
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#6
Alago, olá.
Concordo, em parte com o q escreveu.
Preparação de motor eh assunto serio.

A razão ar/combustível eh dependente exclusivamente do combustível.
Variações de temperatura, pressão, altitude, velocidade nas motos com run air, etc, apenas variam o "ar" em sua densidade, e a injeção tem algorítimos pra fazer as devidas compensações de acordo com estas variáveis lidas por seus sensores.

Mas a razão ar/combustível, considerando o "är" devidamente referenciado, para uma queima estequiométrica, eh fixa, dependente exclusivamente do conteúdo químico do combustível.

Tem um trabalho interessante neste link q aborda de forma clara o tema:

http://pt.scribd.com/doc/13183026/Estequ...ombustivel

Vc pode brincar com este numero em busca de economia e performance, cuidando pra nao fazer bobagem demais...

Eu gosto de eletronica, de mecanica e de motos. Estou me divertindo e ciente dos riscos.

Qnt ao boi, foi ele quem afinou minha XX 3 anos atrás. Ela saiu das mãos dele com 2,5 kgs de torque e 14 CVs de potencia a mais. Ela tem filtro K&N, um escape full Akrapovice um Power Commander III afinando tudo.
O Boi mudou de endereço e está sem dinamômetro, impossibilitado portanto de fazer um trabalho serio por estes dias...

Abç.
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#7
Crodão Olá!
Comprei o Power na Gringolandia, paguei US$ 280,00. Mais barato q na propria Dynojet. Se se interessar, depois te passo o link da loja.
O power em si, se a injeçao da motoca tiver um mapa conservador, pode sozinho trazer maior rendimento, mas o foco nao eh este.
Cada vez q vc altera um componente da motoca, escape, filtro, taxa de compressão, etc, vc precisa de um mecanismo pra "informar" a injeção do q aconteceu nos componentes do motor e q ela tem q alterar seu comportamento pra funcionar adequadamente com os novos componentes.
O power nao conversa com a injeção, mas ele te abre a possibilidade de manipular por completo os tempos de injeçao, somando e subtraindo % tempo de injeção sobre o tempo original emitido pela injeçao da moto.
O power Commander fica inserido entre central da injeção da motoca e os bicos. Ele sequestra a informação original da EFI, trata, somando ou subtraindo tempo de injeção, e aplica aos bicos.
O PC V, modelo q comprei pra GS, é muito poderoso. Te abre a possibilidade de criar mapas individuais por marcha e até por cilindro, com "trims" vinculados a sensores externos, e mais um monte de coisas. Eh bem legal!

Depois q eu tiver amadurecido a brincadeira, posto aqui os resultados.

Abç
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#8
bikelander Escreveu:Crodão Olá!
Comprei o Power na Gringolandia, paguei US$ 280,00. Mais barato q na propria Dynojet. Se se interessar, depois te passo o link da loja.
O power em si, se a injeçao da motoca tiver um mapa conservador, pode sozinho trazer maior rendimento, mas o foco nao eh este.
Cada vez q vc altera um componente da motoca, escape, filtro, taxa de compressão, etc, vc precisa de um mecanismo pra "informar" a injeção do q aconteceu nos componentes do motor e q ela tem q alterar seu comportamento pra funcionar adequadamente com os novos componentes.
O power nao conversa com a injeção, mas ele te abre a possibilidade de manipular por completo os tempos de injeçao, somando e subtraindo % tempo de injeção sobre o tempo original emitido pela injeçao da moto.
O power Commander fica inserido entre central da injeção da motoca e os bicos. Ele sequestra a informação original da EFI, trata, somando ou subtraindo tempo de injeção, e aplica aos bicos.
O PC V, modelo q comprei pra GS, é muito poderoso. Te abre a possibilidade de criar mapas individuais por marcha e até por cilindro, com "trims" vinculados a sensores externos, e mais um monte de coisas. Eh bem legal!

Depois q eu tiver amadurecido a brincadeira, posto aqui os resultados.

Abç


Se ele fizer tudo isso mesmo, deve melhorar muito a motoca hein. Por favor, se conseguir testar posta os resultados pra galera ai...
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#9
Oi.

Estou pesquisando um Powercommander V + Autotuner para a minha F800GS 2013.
Achei um kit, já com os conectores para ela na Sierra BMW/USA e o gerente técnico me afirmou que não há nenhuma necessidade de modificação ou furos, e que não deve afetar a garantia.

O Autotuner adapta a tabela do download (no meu caso ponteira LeoVince + filtro padrão) dinâmicamente, e pelo que entendi, por marcha/cilindro. Para isso ele substitui os sensores do escapamento pelos da Bosh, de maior precisão.

Dessa forma, o dinamômetro é a rua ...

Quanto ao preço, o power commander V está mais caro, mas o autotuner está mais barato, e no fim compensa, inclusive pelo apoio da revenda.

Vou conversar com o mecânico da Autokraft (Rio) para ver se ele topa fazer a instalação.

Sugestões bem vindas (em especial antes de eu comprar) ...

Abcs
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#10
Leonardo, blza?
Entao, a minha motoca eh 2009. Eu estou com o Power Commander V montado nela e também com o Autotune.
Por enquanto eu desaconselho o Autotune.
Partindo de um mapa zerado, o Autotune nao deu conta de acertar motoca nao e pelo contrario, fez uma porção de bobagens.
Ache um mapa de GS 800 com filtro e ponteira e usei de base. Aih, o Autotune fez umas adequações, mas ainda estou em fase de debug.
Mais uns dias, vou passar a motoca num dinamômetro e acertar o mapa no milimetro, e comparar com as iniciativas do autotune ver se ele estava caminhando no sentido certo.

Acertar mapa por marcha, no meu entender, nao faz muito sentido na GS porque ela nao tem Runair. Por cilindro tambem nao, pq o motor eh em linha.

Pena q vc eh do RJ, senão poderíamos tomar uma breja e trocar figurinhas sobre o assunto. Mas vamos falando por aqui mesmo.

Comprei minhas traquitanas na Fuel Bike.

Abç,

Luiz Baldini
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