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Temperaturas em torno de 0 Gr = PERIGO de GÊLO NA PISTA!!!
#1
Prezados, um colega postou um tópico sobre as baixas temperaturaas que encontrou em Itaipáva (3 graus Célsius), o que me chamou a atenção para um fenômeno que até então só me preocupava quando estou na Europa ou EUA.

GELO NA PISTA!!!!

Como este fenômeno é desconhecido da maioria, achei prudente abrir um tópico somente sobre o assunto.

[Imagem: Perto%20de%200C.jpg]


[INDENT]Quando as temperaturas ficam perto de 0C, é preciso tomar muito cuidado com um fenômeno muito comum e conhecido na Europa, porém desconhecido dos pilotos tropicais: GELO NA PISTA!!!
Notem que um símbolo, em forma de cristal de gelo (ou floco de neve), está aceso no painel, alertando o condutor sobre este perigo.

Isto ocorre quando a temperatura da pista fica ligeiramente acima de zero (portanto a água ainda em estado líquido) e de repente cai abaixo de zero (temperatura de congelamento da água).
Ou seja, aquele lençol de água, lisinho como um espelho, de repente se solidifica e vira GELO!!

Isto é muito comum em pontes, onde ventos gelados por cima e por baixo, permitem uma variação mais brusca da temperatura do asfalto.
Em uma pista normal, o calor armazenado no solo impede as mudanças drásticas de temperatura, e geralmente são preciso algumas horas de temperatura ambiente abaixo de 0C, para permitir que a água congele sobre o asfalto.
Com um pouco de sorte, pode nevar neste intervalo, e neve é muito melhor que gelo!
Neve = barro
Gelo = água e sabão

Caso você se depare com uma situação destas (andando sobre gelo) o melhor a fazer é não fazer nada!!!
Não tente freiar, não tente mudar a rota, quando muito, desacelere muito lentamente.
Com a moto (ou carro) sobre um filme de gelo, não ha como alterar a trajetória da moto, pois o atrito com os pneus é ZERO!
Imagine-se andando sobre uma pista coberta com água e sabão!

Se não fizer nada, a tendencia é a moto seguir seu curso, em uma linha reta (a mesma força que impede a moto de tombar em velocidade, também a manterá alinhada em seu curso).

Agora, se tentar freiar (reação instintíva ao perceber a falta de atrito dos pneus) ou tentar mudar de rota, a queda é inevitável.

Portanto, todo cuidado é pouco nestes dias frios, principalmente aos colegas que gostam de andar por regiões serranas, onde a temperatura geralmente é mais baixa e a chance de ter pontes é maior.[/INDENT]


[INDENT]CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
[/INDENT]
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#2
Iceman Escreveu:Prezados, um colega postou um tópico sobre as baixas temperaturaas que encontrou em Itaipáva (3 graus Célsius), o que me chamou a atenção para um fenômeno que até então só me preocupava quando estou na Europa ou EUA.

GELO NA PISTA!!!!

Como este fenômeno é desconhecido da maioria, achei prudente abrir um tópico somente sobre o assunto.

[Imagem: Perto%20de%200C.jpg]


[INDENT]Quando as temperaturas ficam perto de 0C, é preciso tomar muito cuidado com um fenômeno muito comum e conhecido na Europa, porém desconhecido dos pilotos tropicais: GELO NA PISTA!!!
Notem que um símbolo, em forma de cristal de gelo (ou floco de neve), está aceso no painel, alertando o condutor sobre este perigo.

Isto ocorre quando a temperatura da pista fica ligeiramente acima de zero (portanto a água ainda em estado líquido) e de repente cai abaixo de zero (temperatura de congelamento da água).
Ou seja, aquele lençol de água, lisinho como um espelho, de repente se solidifica e vira GELO!!

Isto é muito comum em pontes, onde ventos gelados por cima e por baixo, permitem uma variação mais brusca da temperatura do asfalto.
Em uma pista normal, o calor armazenado no solo impede as mudanças drásticas de temperatura, e geralmente são preciso algumas horas de temperatura ambiente abaixo de 0C, para permitir que a água congele sobre o asfalto.
Com um pouco de sorte, pode nevar neste intervalo, e neve é muito melhor que gelo!
Neve = barro
Gelo = água e sabão

Caso você se depare com uma situação destas (andando sobre gelo) o melhor a fazer é não fazer nada!!!
Não tente freiar, não tente mudar a rota, quando muito, desacelere muito lentamente.
Com a moto (ou carro) sobre um filme de gelo, não ha como alterar a trajetória da moto, pois o atrito com os pneus é ZERO!
Imagine-se andando sobre uma pista coberta com água e sabão!

Se não fizer nada, a tendencia é a moto seguir seu curso, em uma linha reta (a mesma força que impede a moto de tombar em velocidade, também a manterá alinhada em seu curso).

Agora, se tentar freiar (reação instintíva ao perceber a falta de atrito dos pneus) ou tentar mudar de rota, a queda é inevitável.

Portanto, todo cuidado é pouco nestes dias frios, principalmente aos colegas que gostam de andar por regiões serranas, onde a temperatura geralmente é mais baixa e a chance de ter pontes é maior.[/INDENT]


[INDENT]CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
[/INDENT]
Muito importante seu post. Tal situação, é de fato um grande risco para a condução, sendo o "black ice" é o maior causador de acidentes. Início de julho eu e esposa pretendemos ir até o Atacama e estamos alertas para evitarmos transitar em condições semelhantes. Mesmo que isto signifique a, saudável e bem vinda, alteração de destinos.
Indico para todos que estão planejando viagens para SC, neste período de frio extremo, que considere muito o valioso post do Iceman.

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#3
Muito bem colocado, Sir "Homi di Gelu"

Não é atoa que já tem esse codinome !!!!!!!!!!

Parabens pela iniciativa.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#4
Boa Ice! Muito bem colocado, afinal em um País tropical isso não é muito comum!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
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#5
Concordo com tudo, Iceman, já enfrentei situações no gelo. Mas, sempre tem um mas...só acho que "não fazer nada" é relativo, afinal, derramando um uísque em cima da pista...vai bem . Desculpe a brincadeira ...
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#6
Valeu Ice!!

E perdoe o Plein...desde que voltou do Alaska não fala mais coisa com coisa!!

Abçs
luiz
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#7
O computador de bordo da BMW dá o alerta quando chega-se a 3 graus
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#8
Motociclistas que tb são "pescadores" aqui de Minas Gerais falaram que esse final de Semana tinha trechos com "GeloNegro" na cidade de Monte Verde-MG... não duvido!!!
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#9
Atravessando o túnel Cristo Redenteor do Paso Libertadores, um companheiro de viagen foi ao chão.

Na entrada do túnel havia uma goteira. Com a sombra essa água virou gelo e foi queda. A moto escorregou na frente dele por quase 10 metros, ele foi junto. Eu vinha atrás e mudei de faixa: sorte que não vinha carro na contra-mão. Ambos estávamos devagar, no máximo a 60 km/h.

Então cuidado com tuneis: São lugares onde a temperatura costuma baixar uns graus pelo simples fato de a pista permanecer sob sombra.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#10
Mcolnagosp Escreveu:Atravessando o túnel Cristo Redenteor do Paso Libertadores, um companheiro de viagen foi ao chão.

Na entrada do túnel havia uma goteira. Com a sombra essa água virou gelo e foi queda. A moto escorregou na frente dele por quase 10 metros, ele foi junto. Eu vinha atrás e mudei de faixa: sorte que não vinha carro na contra-mão. Ambos estávamos devagar, no máximo a 60 km/h.

Então cuidado com tuneis: São lugares onde a temperatura costuma baixar uns graus pelo simples fato de a pista permanecer sob sombra.

Além do que, túneis são propensos a "canalizar" os ventos gelados e consequentemente aumenta o risco de gelo na pista.

Bem lembrado Marcelo Smile
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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