Precisamos lembrar que nesta nossa republica de bananas cada posto de gasolina oferece o seu próprio coquetel de gasolina, sendo na quantidade de álcool e em alguns casos até mesmo água. Sendo assim qq diagnostico ou mesmo comparação fica praticamente impossível.
A Podium por ter mais octanas que as outras será sempre melhor comparativamente do que as outras, nem que seja somente no consumo.
Eu uso sempre comum e intercalo com Podium para dar uma limpada geral. Aditivada jamais.
A minha V1000 "grila" levemente nas re-acelerações com motor quente quando uso gasolina comum, o que não acontece quando abasteço com pódium.
Isso ocorre também nas Z1000, que tem o mesmo motor e na maioria das gringas. Não tem jeito...
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens. Aristóteles
19-05-2013, 20:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2013, 20:06 por TOLENTINO.)
Conforme me explicou um primo que é engenheiro e trabalha em plataformas da Petrobrás, o problema é que nosso petróleo é do tipo pesado e por essa razão nossas usinas foram construídas para refinar esse tipo de óleo, que resulta em gasolina de baixa octanagem. O óleo do pré-sal é do tipo leve (como o encontrado nos países árabes) o que demandará a construção de usinas mais modernas, quando então teremos gasolina de melhor qualidade.
Agora o problema é resolver a "encrenca" do etanol, pois o governo incentivou a construção das usinas, que geram um enorme numero de empregos, mas não soube aplicar uma política adequada e agora tem que se virar para manter essas usinas vivas e lucrativas. E a solução é a que estamos vivendo, pois o custo de produção está nas alturas, o que aumenta drasticamente o consumo de gasolina, obrigando o governo a manter "congelado" seu preço e assim gerando enormes prejuízos para a Petrobrás. E como está sobrando etanol aumentam a mistura desse combustível na gasolina, inventando a "alcoolina", que prejudica os motores projetados para usar somente gasolina, como os das nossas motos.
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens. Aristóteles
Para esclarecer as duvidas dos colegas, resolvi postar esta matéria que deixa claro a diferença entra a nossas gasolinas: Comum, Aditivada e Podium ou Premium, porem a matéria tem embasamento técnico e cientifico e perdoem os colegas sobre cada opinião, mas acho essa a mais sensata e acredito que deva esclarecer as duvidas dos colegas.
É comum ouvir um amigo dizer que abasteceu o carro ou motocicleta com combustível aditivado, qualquer modelo que seja, e que ele ficou “muito mais forte”. E também que a gasolina comum “é suja”, que a aditivada “é besteira”, que a Premium (seja a BR Podium, ou a Shell) é “jogar dinheiro fora”. Essas, entre outras lendas e mitos, acabam deturpando a verdade sobre os inúmeros combustíveis disponíveis no mercado.
[ATTACH=CONFIG]2213[/ATTACH]
A verdade é que o consumo, independente do tipo de combustível, não tem razão físico-química nenhuma que justifique diferenças gritantes. Os três tipos de combustíveis vendidos no Brasil são, por força de lei federal, misturados com 20% a 25% de álcool anidro. Vale lembrar que este álcool não é exatamente o mesmo do outro combustível, que é o Etanol.
A diferença entre gasolina comum, aditivada e premium é bastante simples; a primeira não contém aditivos de limpeza e dispersantes, portanto ocorre, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão. A segunda, aditivada, traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível; cada bandeira faz o próprio coquetel, e a sua eficiência varia de acordo com a qualidade deles.
Por último, há a gasolina Premium/Podium — assim como o combustível aditivado, ela também traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas (fato que é aproveitado por veículos com alta taxa de compressão, permitindo um total aproveitamento do potencial do motor), emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.
É possível, gradualmente, passar a utilizar gasolina aditivada ou mesmo premium em motores “acostumados” com combustível comum. A vantagem será, a longo prazo, mais durabilidade ao motor e seus componentes, menos resíduos acumulados, manutenção da limpeza interna de tubulações, bicos e câmara de combustão e, como já citado, menos poluição. E como é de conhecimento geral, um veículo com seu “coração” limpo anda melhor e com mais qualidade.
E ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a Podium da BR ou a Premium da Shell, sem quaisquer problemas ao carro. Ele não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais puro”, correndo tubulações.
Estes são mitos populares sem fundamentação alguma. O preço mais alto dos combustíveis ditos “especiais” podem se justificar, a longo prazo, já que seu carro continuará limpo e saudável. A Petrobrás recomenda que usuários não troquem de combustível subitamente: se você for usuário de combustível comum, deverá adicionar 10% de aditivada ou Podium a cada abastecimento até completar 100%.
Adicionalmente, veículos “FLEX” abastecidos com ETANOL (ou “alcool”, como é chamado popularmente) devem sempre colocar combustível de alta qualidade (preferencialmente Podium ou Premium) no tanque de partida a frio, pois a validade da gasolina é maior nestes casos. E para manter o sistema de combustão limpo, é recomendado abastecer um tanque completo com gasolina a cada três ou quatro tanques de ETANOL.
A tendência é que, com o tempo, a gasolina “comum” desapareça, como ocorreu em certos países. A grande vantagem virá no futuro, pois com uma frota inteira rodando com motores mais limpos reduzirá a emissão de poluentes — e neste ponto, cada pequena ação é mais do que válida.
Eu particularmente uso a gasolina Podium:
[ATTACH=CONFIG]2214[/ATTACH]
e quando viajo e não encontro a gasolina Podium, procuro abastecer com a gasolina comum.
Vou pelos fatos e sigo a recomendação da grande massa.
Só uso comum e junto uma pitada de sorte quando fora do meu domicílio onde tenho de abastecer em postos desconhecidos, me fazendo acreditar que o combustível não esteja batizado. Gostaria de usar a Pódium que dizem também ser muito boa, mas evito já que não é todo lugar que encontro.
Em Indaiatuba tem vários BR, isto não é desculpa, rsrsrs
Mas usando a comum, esta dentro da faixa, mas eu uso sempre Podium, como disse na matéria que postei, comum ou sei lá o que, quando estamos viajando. :confused:
Pessoal, comprei minha moto na Caltabiano da Braz Leme e a orientação é a mesma: sempre usar a comum.
Quando eu perguntei sobre a Podium (ou seja, não é uma orientação geral da BMW), fui informado que é a única que pode ser usada além da comum, aditivada jamais!
Uso a Podium com base nas vantagens "científicas" - para fins práticos nunca consegui notar diferença em relação à comum - exceto obviamente pelos deliciosos estalos na redução de alta para baixa...
Abs,
Rodrigo
BMW F800GS / Alpine white
[Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not!