Este ano foi minha quinta vez na Patagonia, de carro ou moto, sendo 2x em julho.
Fiz a Carretera 2x inteira, ja sai por Chile Chico e por Passo Robalos.
Minha opçao é rodar inicialmente no interior e voltar pelo Atlantico, pois se nao ha + tempo, fica facil o retorno.
Como moro no PR, opto por sair por Foz do Iguaçu, cambio otimo, facil e seguro, opcao economica de carta verde, e aduana descomplicada e rapida.
Otimas estradas seguindo ate Posadas, depois ate proximo a Paso de Los Libres, dai começa a pista dupla ate Buenos Aires.
Eu prefiro seguir para Lujan, Santa Rosa, General Acha, Neuquem, Zapala, San Martin de los Andes, Ruta 7 lagos, aqui vc pode ir a Bariloche ou entrar seguir para o Chile, em direcao a Osorno, mas va ate Puerto Varas ( saltos petrohue, telefericos do vulcao osorno e frutillar).
Siga para caleta arena, prox a puerto montt, pegue a balsa, va ate hornopiren, ( balsa agendada), caleta gonzalo, Chalten, vc ja esta na carretera austral!!!! ( procure ventisquero colgante, catedral de marmol, glaciar exploradores)
Se nao quiser ate o fim dela, va para chile chico.
Na Argentina va pela rn40, conheca el chaiten, va ate a laguna del desierto e lago huemul.
A rn40 em 2014, tinha apenas 60 kms nao asfaltados, mas devido a desvios o trecho era se 120 kms, geralmente pedras grandes e soltas.
Em el calafate va nos glaciares e faça a caminhada no gelo.
Va para o chile por rio guillermo, entre em torres del paine, va ate o lago gray, durma em puerto natales.
Se sair bem cedo chega em Ushuaia no mesmo dia, puerto arenas se quiser conhecer tem bastante historia.
Ushuaia, 3 dias pra mim é mais q suficiente.
Ushuia a Rio Gallegos
Rio Gallegos a Rada Tilly
Rada Tilly a Puerto Madryn
Puerto Madryn em direcao a Santa Rosa, e segue pela 5 em direcao a lujan, e o caminho inverso da vinda.
Nao é o melhor caminho, apenas a minha preferencia.
Uso um garmin zumo com o mapa mapear, tem tudo que vc precisa, mas compre o mapa de papel do Chile no posto copec.
Eu troco todo meu dinheiro para usar na Argentina para ida e volta em Foz, mas se precisar no Ushuaia o cambio tambem é bom.
No Chile, o dolar é mais facil de trocar q o real.
Apenas uma ideia pra vc montar seu roteiro, faça sua viagem, estude, calcule, e tome suas decisoes, viaje na sua viagem, ela começa na criacao do roteiro!!!
http://www.fb.com/blogrobram