22-04-2019, 18:45
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,
Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.
Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.
Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!
Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.
Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.
Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!
Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.
Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.
Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.
Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.
Grande abraço!
Que gasolina você sempre usou aqui? A Comum? Por que nunca usou a Podium Petrobrás (a melhor do Brasil e idêntica à da Alemanha de alta octanagem) ou a Vpower da Shell?
Se usou sempre usou gasolina comum aqui, você comparou banana nanica com cereja suiça.
Minha 1200GS (2009) rodando aqui na cidade de SP, com todo esse transito, semáforos, lombadas, etc, está fazendo 13km/l. Só uso gasolina Podium
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...