22-04-2019, 23:42
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-04-2019, 10:03 por Gnegraes.)
Re.Bardi Escreveu:Eu já testei gasolina de tudo quanto é tipo nos meus 9 mil km com a GS2017 e para mim a gasolina comum de boa marca é suficiente. O fato do consumo se da pela % de álcool na gasolina e podium não fez diferença alguma salvo meu bolso.
Quanto a viagem! Show! Parabéns... meta!
Sent from my iPhone using Tapatalk
Desculpe, mas não é verdade. Fico curioso em saber quem inventa essas coisas para vocês.
Gasolina Podium da Petrobrás ou VPower da Shell também tem álcool, como em todas as outras à venda no Brasil.
O Manual de Proprietário da BMW pede uma gasolina com octanagem 95RON e aceita o uso de uma gasolina com 91RON e deixa claro que ela compromete a potência (para menos obviamente) e o consumo (para maior, obviamente).
Gasolina ou qualquer outro combustível para motor de ciclo Otto, quanto maior a octanagem, melhor o desemprenho deste motor.
A queima se dá no ponto correto, a combustão quimicamente falando é mais eficiente e portanto além de gerar mais calor (= mais potência), possui uma queima mais limpa, deixando menos incrustações e depósitos na cabeça dos pistões, sede de válvulas, nas válvulas e nos dutos de escape.
Quem determina a octanagem de um combustível é a taxa de compressão do motor, que está intimamente ligada ao projeto global deste. Motores de desempenho superior tem via regra taxas de compressão elevadas. Nosso motores boxer a ar em taxa 12,0:1, os atuais LC tem taxa 12,5:1.
Por esta razão todo motor flex no Brasil funciona "meia boca" e é fácil de entender. Gasolina e álcool pedem taxas de compressão bem diferentes, álcool necessita no mínimo 12,5:1 e a gasolina comum algo como 9,0:1. A solução encontrada foi colocar a taxa de compressão no meio da faixa. Não funciona nem bem só com gasolina, nem bem só com álcool. Portanto encher o tanque só com álcool ou só com gasolina, na verdade é uma merda. O melhor ponto é uma mistura de 50% de álcool e 50% de gasolina, não esquecendo que a gasolina já tem 25% de álcool. Na bomba deve-se colocar mais gasolina que álcool puro, de modo que a mistura final seja 50-50.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...