26-04-2019, 18:22
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 19:13 por Gnegraes.)
rodpcastro Escreveu:Guilherme, o Alexandre Piu, embora eu não o conheça pessoalmente, sempre me foi muito recomendado e bem avaliado por parceiros daqui do fórum e do grupo F800GS do Facebook. Entende muito de BMW. Tenho grande respeito pelo conhecimento e experiência dele com essas motos. Não quer dizer que eu vá concordar 100% com qualquer coisa que ele diga, mas considero que sempre vale a pena ouvi-lo com atenção.
Como falei na minha primeira mensagem, não estou refutando o que o artigo que você traduziu, até porque não tenho conhecimento técnico tão aprofundado nesse assunto. Mas há gente boa com opiniões tecnicas diferentes, e eu não tenho clareza de quem está certo.
Na dúvida eu sigo o manual... Mas manuais não são oráculos. Por 2 ou 3 anos o manual da Triumph 675 recomendava 1 litro a menos de óleo. Depois mudaram silenciosamente, e deve ter muita gente ainda andando aí com pouco óleo. Ou seja, manuais também erram.
A mudança de 10w40 para 15w50, sem mudança no motor, ainda é, para mim, inexplicada.
---------------------------------------------
Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rods,
Os óleos tem a mesma viscosidade, apenas que o 15W50 é para operar em temperaturas ambientes do ar mais quentes. Só isso.
Eu não traduzi apenas o artigo, todos os conceitos que nele estão descritos eu confirmo.
Aproveitei um bom texto resumo para leigos, mais fácil traduzir que montar outro partindo do zero...
Se a maioria de vocês acha que os números do código SAE indicam viscosidade, tem uma interpretação totalmente errada sobre o que o código de óleo informa. Coisas do tipo... ah, esse óleo 20W50 é mais viscoso que esse 5W40... depende da temperatura..
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...