25-04-2019, 22:26
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 19:15 por Gnegraes.)
rodpcastro Escreveu:Interessante. Esse é um assunto coalhado de mitos dos mais variados tipos, então é sempre bom ler materiais mais técnicos.
Entretanto, eu já li um texto que contradizia algumas afirmações deste (e eu realmente não sei quem está certo).
Por exemplo, o seu texto afirma que eu posso substituir um 20w40 por um 10w40 sem qualquer prejuízo ao motor. Essa afirmativa embute a premissa de que, quando frio, quanto mais fino melhor.
O outro texto (que eu infelizmente não guardei qualquer referência) diz que não é bem assim. Supostamente sendo muito fino, ou mais fino que o requerido, poderia romper o filme de óleo sobre as peças e deixar partes não protegidas.
Também na outra ponta da equação não seria tão simples. Onde pede um 40 poderia ser colocado um 50 sem problemas? Na temperatura de operação os canais e sistemas de bombeamento teriam que trabalhar com um óleo mais viscoso que o projetado. Sem problemas?
Agora, ainda que haja verdade nesses questionamentos (o que eu não sei), tenho também dúvidas sobre o delta necessário para provocar problemas. Por exemplo, a F800R 2012 especificava 10w40, e da 2013 adiante passou para 15w50. Será que tão pouca alteração faz muita diferença? Por que será que a fábrica mudou sua recomendação sem alteração nos motores? Foi por critérios técnicos ou mercadológicos? Deveriam os donos das antigas passar a usar o 15w50 também, ignorando o que recomenda o manual de sua moto?
O óleo 15w50 é ligeiramente mais viscoso em baixa temperatura e 10 pontos mais viscoso em alta. A bomba e todos os canais de circulação de óleo dentro do motor tem que suportar isso, ou em melhor hipótese, se beneficiar disso. Ajuda ou prejudica? Ou tanto faz, está dentro de um range suportado?
O Alexandre Piu, em vídeo recente em sua página em redes sociais culpou essa mudança de especificação do óleo das F800 por uma maior quantidade de quebras desses motores. Será?
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Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rods,
Eu sabia que haveria uma penca de perguntas. Leia com atenção o texto e reflita sobre os conceitos que estão no resumo que mandei.
O código SAE indica uma faixa de uso de acordo com a temperatura ambiente onde você trafega. Os números contidos no código NÃO são a viscosidade do óleo. Você diz que a viscosidade é 10 pontos superior... 10 o que? Centistokes? 10 não é viscosidade. Um óleo 10W40 tem a mesma viscosidade média de um 20W40, só que o 10W40 em temperaturas ambientes mais baixas ele mantém a viscosidade mais próxima da sua média, sem aumentar a viscosidade em excesso, que é ruim na partida a frio e também rodando com ar muito frio. Usar um 10W40 no Nordeste é bobagem (o 10), com certeza um 20W50 é o indicado, já que vai cuidar de manter a viscosidade estável com altas temperaturas ambientes (o 50...).
Se você estiver rodando com temperatura ambiente de 25 graus C, tanto faz se o óleo é 10W40 ou 20W40. Mas se estiver frio, quero ter um 10W40 no motor.
A designação 90W p/ex., indica que é um óleo para caixa de engrenagens (câmbios, diferenciais..), com polímeros e aditivos para aumentar sua resistência à alta pressão exercida por dentes de engrenagens, resistência ao calôr (degradação por oxidação entre outras coisas) não é um requisito prioritário neste óleo. O código "90" não tem nada a ver com "viscosidade mais grossa", apenas designa a família de óleos para caixas de engrenagens...
Quem decide uma viscosidade para o óleo do motor, são os engenheiros de projeto, de acordo com as características de operação daquele motor, o código SAE vai depender de onde o veículo irá trafegar e as temperaturas extremas miníma e máxima a qual o veículo será submetido.
Quer confirmar o que escrevi na tradução? Entre no site do SAE e veja essas definições e classificações.
Após o relato do Roberto e seu fatídico retentor enjambrado com silicone pela FS Motos , seria melhor não usá-lo como referencia técnica. Assim como em um vídeo no Youtube ele usa graxa errada nas coifas da balança mono-braço de uma 1200GS. Posso afirmar que ele é um péssimo mecânico de BMWs...
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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