07-06-2019, 19:58
sal silva Escreveu:Muito interessante,a velocidade é tao grande que parece que as válvulas estao paradas.
Sal,
Este é um dos limitadores de rotação de motores. dependendo do curso da válvula e da rigidez da mola, ocorre o fenômeno de flutuação da válvula.
A velocidade requerida pelo comando é tão grande que a mola não consegue acompanhar e fica "meio aberta e meio fechada", impedindo a continuação de aumento de giro.
Algumas válvulas especiais são compostas de duas molas, uma dentro da outra e com rigidezes diferentes, buscando aumentar a rotação.
Daí a obra prima, estado da arte do comando desmodromik !!!
A válvula não possui molas, mas se trata de um trem de engrenagens que através de cames, acionam pinças que movimentam a válvula.
Este sistema não possui limite de rotação, daí o fato das Ducati, que desde 1956 e até hoje, utiliza este tipo de comando e sempre tiveram giros muito mais altos que outros motores. 12.000, 13.000 rpm era lago normal em Ducatis.
E este sistema, como abre e fecha a válvula com precisão, possui aquele ruído característico que se ouve em marcha lenta.
Para mim é música....
Vejam essa animação feia pela Ducati, para mostrar como funciona.
https://www.youtube.com.br/watch?v=jgOg55g-Hs8
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...