26-09-2012, 17:24
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2012, 17:36 por TOLENTINO.)
Realmente é temerário instalar acessórios que envolvam a parte eletro/eletrônica, principalmente acessórios "ativos" como alarmes. A rede eletro/eletrônica da F800GS opera na plataforma CAN (CONTROLLER AREA NEWTWORK) que, simplificando, é uma rede gerenciada por uma ou mais centralinas (ECUs). A instalação de acessórios não originais pode "confundir" as centrais e gerar panes e, até mesmo, queimar a central (e aí lá se vai um monte de R$). Motos e carros modernos praticamente não utilizam mais botões de comando do tipo "liga/desliga" conectados diretamente ao periférico, pois atualmente quando apertamos um botão este apenas envia uma determinada corrente elétrica para a central, que então identifica a função e ativa o componente. Até para buzinar a central "pensa" antes de aciona-la.
Por exemplo, a tomada de força da F800GS é gerenciada por uma central que é capaz de detectar nossas eventuais "barbeiragens" ao conectar acessórios e cortar o suprimento de energia, evitando danos.
fonte: esse que vos escreve (baseado nas informações de um engenheiro eletrônico especializado em eletricidade automotiva).
Por exemplo, a tomada de força da F800GS é gerenciada por uma central que é capaz de detectar nossas eventuais "barbeiragens" ao conectar acessórios e cortar o suprimento de energia, evitando danos.
fonte: esse que vos escreve (baseado nas informações de um engenheiro eletrônico especializado em eletricidade automotiva).