29-06-2020, 07:57
rodpcastro Escreveu:Taí algo que também não entendo. E o negócio nem é gratuito, pelo contrário. A pessoa paga para estragar a própria moto.
É tanto mito em torno de óleo... Marca essa, marca aquela, aditivo... Basta trocar nos intervalos corretos, usar lubrificante na especificação requerida e tá feito. Guardem o dinheiro que vai sobrar para colocar pneus e pastilhas de freio melhores.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Para que a informação seja transparente e correta.
Molykote (e seu genérico Militec) é um aditivo a base de bissulfeto de Molibdênio. Uma molécula plana gigantesca que além de característica anti-fricção fantástica, tem a propriedade de aderir a aços. Com isso, penetra em micro fissuras e micro ranhuras, permanecendo na superfície do aço por muito tempo. Nas camisas de cilindros, preenche as ranhuras naturais, melhorando significativamente a taxa de compressão de motores "cansados" e muito rodados. Sempre usei em meus motores, câmbios e caixas de transmissão diferenciais. Minha opinião como engenheiro mecânico: funciona e tem resultados excelentes.
No nosso caso aqui, o que ocorre é que nos motores BMW de moto as camisas dos cilindros recebem um revestimento de carbeto de silício e níquel depositado em altíssimas temperaturas através de arco de plasma, para endurecimento da superfície. Foi introduzido pela primeira vez na Alemanha pela fábrica Mahle e permite que se use cilindros de alumínio revestidos com esse processo. O alumínio tem duas vantagens enormes: baixo peso e alta condutibilidade térmica (camisas, pistões, anéis, cabeçotes e válvulas câmara de combustão trabalham em temperaturas mais baixas). Infelizmente o Nikasil reage quimicamente com o bissulfeto de Molibdênio e com o tempo destrói essa capa endurecida na superfície dos cilindros.
Uma pena.....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...