10-06-2021, 12:00
RJeronimo Escreveu:Vamos por partes:
1. A bobina BREMI 12601 custa 155 dólares na Europa, de forma que ambas, custam 310 dólares, mas um frete (mais barato) de 89,90 dólares. Se der a sorte e não for tributado, pagará cerca de 2 mil reais em valores de hoje!
2. O preço de 3 mil reais em ambas me foi passado pelo setor de peças da Caltabiano, que acredito que vc saiba onde fica!
3. Em qquer lugar que tenha concesionária, tem mecânico certificado. No caso deste que me informou, ele é Mecânico Sênior da BMW, que resolveu abrir sua própria empresa e tem clientes em todo o país. A propósito a concesionária de Salvador existe há cerca de 10 anos e acho que só em Salvador, deva ter apenas uma ou duas F800GS 2017 ou 2018.
4. Nesta minha peregrinação ouvi de pessoas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, que tiveram problemas com essa mesma bonina, e mais, que possivelmente o problema está relacionado a alguma possível falha na vedação do corpo da bobina. E isso independe da km da moto. Como falei segundo as informações que obtive, muitas foram trocadas ainda em garantia! (vc não precisa acreditar em mim, até pq não te pedi isso!)
5. Embora eu não esteja e nem seja de Salvador, não vou entrar em uma briga pra dizer que Região A, B ou c, tem melhor ou mais informação que outra, ainda mais em tempos de comunicação à jato.
6. O fato de vc nunca ter ouvido falar em algo, não quer dizer que não exista o problema, pois, provavelmente, vc nunca ouviu falar pq nunca passou por ele, o que é fácil de perceber, pelo preço da bobina que vc posta, que é de outro modelo!
Pra finalizar: Antes de falar ou escrever "bull shit", se informe!
O nosso fórum é o maior da BMW Motorrad no Brasil, temos hoje cerca de 13.800 usuários, que é uma amostragem muito grande e boa, estatisticamente falando.
Pesquisei o tópico "bobina de ignição" e o resultado que encontrei foi:
- Categoria F850/800/750/700GS: temos duas consultas ocorridas no ano de 2014. Em uma delas, uma das bobinas estava com mal contato de acordo com a CC, provavelmente conector do cabo mal encaixado na extremidade da vela de ignição.
- Categoria R1250/1200/1150/1100GS: uma consulta de uma moto R1150GS no ano 2020 e cujo modelo foi descontinuado em 2003. Sendo bastante conservador, a moto desse nosso colega tem no mínimo 18 anos de estrada. Apresentar um problema em uma das bobinas não me parece algo sério e de falta de qualidade na peça em questão.
- Nas demais categorias: G310GS, G650GS, F800R, K1200/K1300/K1600 e S1000RR não há relatos/consultas.
Dada a amostragem de usuários e número de problemas relatados/consultados, afirmo que não é um problema crônico na bobina de ignição nos modelos BMW.
Difícil afirmar que se trata de problema crônico e disseminado e que deveria ser tratado com recall.
Tirem suas conclusões....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...