11-06-2021, 15:58
Gnegraes Escreveu:O nosso fórum é o maior da BMW Motorrad no Brasil, temos hoje cerca de 13.800 usuários, que é uma amostragem muito grande e boa, estatisticamente falando.
Pesquisei o tópico "bobina de ignição" e o resultado que encontrei foi:
- Categoria F850/800/750/700GS: temos duas consultas ocorridas no ano de 2014. Em uma delas, uma das bobinas estava com mal contato de acordo com a CC, provavelmente conector do cabo mal encaixado na extremidade da vela de ignição.
- Categoria R1250/1200/1150/1100GS: uma consulta de uma moto R1150GS no ano 2020 e cujo modelo foi descontinuado em 2003. Sendo bastante conservador, a moto desse nosso colega tem no mínimo 18 anos de estrada. Apresentar um problema em uma das bobinas não me parece algo sério e de falta de qualidade na peça em questão.
- Nas demais categorias: G310GS, G650GS, F800R, K1200/K1300/K1600 e S1000RR não há relatos/consultas.
Dada a amostragem de usuários e número de problemas relatados/consultados, afirmo que não é um problema crônico na bobina de ignição nos modelos BMW.
Difícil afirmar que se trata de problema crônico e disseminado e que deveria ser tratado com recall.
Tirem suas conclusões....
Quanto a busca no fórum e na internet e não encontrar, isso eu relatei desde o início e ainda afirmei: possivelmente isso tem acontecido por conta das trocas que ocorreram em garantia, segundo fui informado.
Quanto a possibilidade de Recall, já vi situações gerarem recall que não estava em fórum nenhum da internet, por exemplo: o recall que aconteceu com as Tenerés 660 foi decorrente de um problema identificado por um cliente que não fazia parte de nenhum fórum!! Ele foi na CC, confirmaram o problema e, em seguida a YAMAHA abriu recall. Até então, quem procurasse o problema em fóruns, não encontraria.
Qto as bobinas da F800 GSA 2017 e 2018, por conta de minhas buscas, ouvi de vários vendedores que tem o modelo anterior (até 2016, de marca BERU ou ELDOR) em estoque, que algumas pessoas estão procurando esta bobina, que eles não tem.
Não estou querendo colocar em xeque a importância do fórum para o melhor conhecimento e aprendizado de todos nós, tanto que estou aqui, mas apenas destacando uma situação que pode acontecer.
Sigamos...