• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança e verificação periódica de apertos
#1
Amigos,

Recentemente vi na internet duas publicações que me deixaram um pouco preocupado.

Foram 2 casos de relatos de acidente com suposta soltura da pinça de freio das motos durante a condução.

Ambas as postagens envolviam a GS1200. Em um caso o relato envolvia a pinça dianteira da moto, no outro, o problema foi com a traseira. Aparentemente pelas fotos que vi, a pinça havia soltado e entrado no meio da roda, arrebentando todos os raios e ocasionando o acidente.

Com alguma experiência que tenho, em uma análise inicial, achei essas postagens bastante estranhas, mas em um dos casos vi o comentário de um mecânico conhecido de Catanduva (O Piu), falando que já tinha visto 3 casos assim.

Fico me perguntando se a causa seria falta de manutenção das motos e de fato qual seria a forma de evitar um problema do tipo. Há alguma recomendação de checagem dos apertos?

Eu mesmo não confiro os apertos da minha minha moto com frequência. Apenas nas manutenções periódicas.

Como forma de controle, pensei que fazer algumas marcas em alguns parafusos mais sensíveis, iguais aquelas marcas com tinta que as concessionárias fazem em motos zero km. A ideia seria só bater o olho e verificar se houve movimentação de parafusos de roda,pinças etc?

Faz sentido ou é uma preocupação desnecessária pra quem cuida bem da manutenção da moto?

Abs,

Felipe
  Responder


Mensagem neste Tópico
Segurança e verificação periódica de apertos - por FCRUZ17 - 28-06-2021, 16:15

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Tutorial] Verificação dos rolamentos da roda traseira rodpcastro 1 1,879 15-09-2019, 09:58
Última Mensagem: alexandrej
  SEGURANÇA - Iniciativa BeeMer Queirozjh 27 17,031 05-12-2014, 16:45
Última Mensagem: Iceman
  Manual de Segurança Viária - Gestão da Velocidade JSmith 0 3,836 13-12-2013, 14:42
Última Mensagem: JSmith

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: