07-01-2022, 12:07
alberto dy Escreveu:Super obrigado Guilherme, sou novo no mundo das BMW 1200, mas adoro mecânica e estou tentando me entender com ela e seus problemas, como falam muito de defeitos e manutenção no Cardan, baixei o manual e fui direto procurar. Valeu, grande ajuda, quase nem preciso mais procurar no manual rsrsrs.
Falam muito do cardan, mas muito pouca gente sabe como funciona, como mantê-lo corretamente e como fazer manutenção.
Se as coifas de borracha estiverem em ordem e impermeabilizadas nos seus alojamentos com a graxa correta, nada acontecerá.
Borracha ressecada das coifas trinca e permite a entrada de água na balança monobraço.
Montagem errada delas e não ajustadas corretamente nas suas sedes também.
O eixo cardan e suas cruzetas são ISENTOS de manutenção.
No acoplamento dos eixos estriados deve-se usar a graxa Optimoly TA da Castrol, que você encontra nos CCs em bisnagas de 100ml. É uma graxa com partículas de cobre, impede que devido à pressão nos dentes, que a cruzeta cole nos eixos, permitindo a desmontagem fácil. Sem essa graxa as partes se colam de tal maneira que parece ter sido soldadas.
No acoplamento das coifas em suas sedes use a Graxa Staburags NBU 30 PTM da Klüber, você encontra em CC ou no ML. Essa graxa impermebealiza a conexão, impedindo a entrada de água.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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