21-04-2022, 17:42
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2022, 17:47 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Eu entendo que a ECU foi reprogramada para trabalhar com a gasolina Brasileira, que por lei pode ter até 23% de álcool em sua composição.
Senão, não atenderia as normas atuais do Proncove L7....
O manual da 2015 ainda pede álcool E 10....que não se encontra em nenhum posto no Brasil....
"Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10)
95 ROZ/RON
89 AKI
Qualidade do combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições de desempenho
e consumo. Se o motor, por exemplo, tiver que
ser utilizado em países com uma qualidade de
combustível inferior com 91 octanas, então a mo-
tocicleta deve ser respectivamente programada
antes por sua concessionária BMW Motorrad.)
(máx. 10 % de etanol, E10)
91 ROZ/RON
87 AKI
Volume útil de abastecimento de combustível aprox. 20 l"
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner,
Com certeza a ECU / ZFE foi programada para nossa gasolina.
Os padrões de combustível pouco variam ao longo do empo, devido a boa parte da frota ser antiga.
Nossa gasolina sofreu recentemente um ótimo upgrade na padronização da octanagem, e que não afeta em anda os motores mais antigos. Todo motor de combustão interna, independentemente da idade do projeto, funciona melhor quanto maior a octanagem da gasolina.
Muitos de nossos Manuais de Proprietário no passado são os de Portugal, não se deram ao trabalho de adaptá-los para o Brasil.
Nos modelos mais recentes como a R1250GS ADV, a informação de combustível informa que o teor de álcool deve estar entre 15% e 30%, uma faixa bem ampla eu diria.
Mas o mais importante é que a especificação de octanagem da gasolina permanece:
- ideal 95 RON
- mínima 91 RON
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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