10-06-2022, 00:40
Gnegraes Escreveu:E mais um detalhe sobre como a eletrônica nos motores de hoje tenta ser a mais precisa possível.
Nossas motos tem dois sensores muito importantes e que se consegue visualizar no scanner GS911:
1) sensor de pressão atmosférica (altímetro).
Conforme a altitude que nos encontramos, a densidade do ar se altera. A altitude padrão é ao nível do mar.
Como exemplo, a densidade relativa do ar atmosférico na cidade de São Paulo que está a 750m é de 0,96 @ 21 graus C.
Ou seja, se perde 4% em massa.
Não nos esqueçamos que o que interessa na mistura ar x combustível é massa de ar x massa de combustível.
Conforme sobe a altitude, diminui a quantidade de O2 no ar e o que interessa é a massa de O2 admitida.
O motor mede continuamente a altitude onde está trabalhando e corrige automaticamente a quantidade de combustível injetada.
Em outras palavras: você ao subir uma serra, o injetor vai injetar cada vez menos gasolina para buscar a mistura ideal.
>>> só para lembrar, a BMW em fevereiro de 1919 bateu o recorde Mundial de altitude em aviões: 9.760 metros.
Todos os outros aviões não passavam de 2.500 metros devido a rarefação do ar. A BMW introduziu um manômetro que corrigia a mistura de ar- combustível.......
O problema nos motores antigos era a baixa qualidade da combustão em altitudes muito elevadas.
Isso ocorria pelo fato que como a mistura era fixa, quanto mais se subia a montanha, mais rica ficava a mistura ( muito combustível para pouco ar), chegando muitas vezes a paralisar o motor. O efeito exato que se obtinha antigamente com os afogadores na partida a frio, mal mantinha o motor funcionando em baixas rotações, se se acelerasse, o motor morria...
2) sensor de temperatura do ar de admissão.
Pelo mesmo motivo acima, conforme o ar se aquece, torna-se menos denso = menos O2 em massa.
A ZFE / ECU corrige a mistura ar-combustível para a temperatura do ar continuamente.
Imagino que o sensor de pressão de ar fique posicionado na caixa de ar após o filtro.
Na 650 é assim.
Então eu não chamaria este sensor de altímetro ou de sensor de pressão atmosférica, visto que o estado do filtro, a rotação do motor e a própria pressão atmosférica modificam o valor da pressão no interior da caixa de ar.
Luiz Baum