10-06-2022, 07:54
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2022, 09:54 por Gnegraes.)
luiz baum Escreveu:Imagino que o sensor de pressão de ar fique posicionado na caixa de ar após o filtro.
Na 650 é assim.
Então eu não chamaria este sensor de altímetro ou de sensor de pressão atmosférica, visto que o estado do filtro, a rotação do motor e a própria pressão atmosférica modificam o valor da pressão no interior da caixa de ar.
Luiz Baum
Luiz,
É um sensor de pressão. Em condições normais ele busca verificar as alterações de pressão atmosférica = densidade do ar atmosférico, quando se sobe uma montanha por exemplo, ou se desce.
Um altímetro é um medidor de pressão para indiretamente se conhecer a densidade do ar (massa de ar por volume de ar).
Após o advento do GPS é possível saber a altitude geodésica por da triangulação espacial de posicionamento e que não tem relação com a pressão atmosférica, que além da altitude depende da temperatura do ar. Isso melhorou sensivelmente a precisão de altitude em aeronaves.
O sensor de pressão estar instalado após o filtro faz todo o sentido. É o chamado MAP - manifold absolute pressure.
Se o filtro estiver comatado (=entupido), haverá uma baixa na pressão após o filtro (como você bem disse), que deve corrigir a massa de combustível injetado, para manter estável a relação ar-combustível admitida no motor.
Rodar com filtro entupido equivale a estar rodando em altas altitudes de montanha, há perda de potência disponibilizada pelo motor ao veículo.
Se você verificar os dados "real time" no scanner GS911 com a chave de ignição ligada (motor funcionando ou não), ele informa a pressão atmosférica instantânea em hectopascal (unidade de pressão no Sistema Internacional).
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...