01-07-2022, 14:38
Marivaldo Escreveu:Trata-se de uma postagem um pouco fora do tópico, mas vamos lá. Tenho uma VW/Parati ano 1999/2000 originalmente movida a gasolina, a qual foi convertida pra etanol pela simples troca do chip. (Tenho os 2 chips). Hoje esse veículo está com cerca de 190.000 km rodados.
Alguém já pensou algo a respeito ou já viu alguma r1200GS convertida pra etanol ?
Há algum "kit de conversão" no mercado para torná-la flex ou somente Etanol?
Vocês vêem algum problema numa conversão pra Etanol?
Marivaldo,
Não sei qual o teu objetivo, mas vamos lá.
O etanol como combustível necessita para um bom rendimento que o motor tenha uma taxa de compressão de 12:1
Nossas motos não tem essa taxa de compressão, portanto o rendimento térmico do motor = potência, não será dos melhores.
Além disso, o etanol é extremamente corrosivo e o motor, tubulações, mangueiras, injetores, bomba de combustível não são preparados para isso.
Para uma mistura gasolina + álcool sim, até por que na Alemanha as gasolinas de lá de 10% de álcool.
Traçando o paralelo com nossos motores flex, essa é uma "gambiarra" que funciona mas nunca contaram a história toda ao público.
Gasolina pede no nosso caso taxa de compressão de aprox. 9:1 e o etanol algo como 12:1. A taxa de compressão desses motores é na média, portanto funciona meia boca com gasolina e meia boca com álcool. A taxa de compressão não pode ser alterada, somente o ponto de ignição que é bastante diferente entre os combustíveis. Há sensores que adequam o ponto de ignição de acordo com a mistura de combustível que se tem no tanque.
O melhor dos mundos para eficiência e economia é faze sempre uma mistura de gasolina com etanol, sem esquecer que a gasolina já possui 25% de etanol.
E usar gasolina ou etanol puro só em caso de necessidade.
Em jamais mudaria o combustível para álcool. E há o grande problema de se ter a necessidade de mudar o programa na ZFE para alterar o ponto de ignição.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...