02-07-2022, 08:44
Marivaldo Escreveu:Guilherme, a própria BMW fabrica automóveis flex. Como exemplo eu cito o modelo 320i. Na semana passada constatei isso em um fabricado em 2018 e em outro, do ano 2021, originais de fábrica. Também são motores a combustão interna, com cilindros, pistões e tudo o mais.... Na verdade, eu acho que é desinteresse mesmo, para com as motocicletas. Requer investimento no desenvolvimento. Essa de corrosão devido ao álcool só aparece no silencioso (ou silenciador), pelo menos nos automóveis.
Meu automóvel, feito pra gasolina, anda com etanol do mesmo jeito, sem corrosões aparentes no motor até hoje.
Marivaldo,
As motos BMW não são projetadas para usar etanol puro. Para haver essa opção, a fábrica teria de ter peças com especificações diferentes para esse uso. Me parece que dado o volume de venda no Brasil, economicamente não é viável, eu faria o mesmo.
Não se esqueça que etanol é combustível normal em postos de combustível apenas no Brasil.
Quanto ao sistema de escape, não existe escapamento para etanol e outro para gasolina, é a mesma peça com requisitos para ambos.
Corrosão no escape não é pelo etanol, mas pela água gerada na combustão do etanol e que seus vapores ao serem resfriados se condensam, a conhecida água pingando na ponta do escapamento.
O etanol jamais chega ao escapamento.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...