12-10-2023, 09:24
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-10-2023, 09:32 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.
Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisp...s-Pessoais
Bom dia Everton,
O poder dos detergentes contidos nos aditivos não é tão poderoso assim!!!
Eles agem de forma gradual e lenta, dificilmente soltariam / dissolveriam uma quantidade grande de sujidades / inscrustrações.
A imensa maioria dos contaminantes será diluída no óleo de cárter, daí o escurecimento do óleo com o uso e que não tem nada a ver com modificações na viscosidade deste.
Também é importante relembrar e saber o TBN (Total Base Number) do óleo que adotar no motor: este índice vai te informar a capacidade dos aditivos de pH grande em neutralizar os ácidos removidos pelos detergentes, neutralizando-os.
Quanto maior o TBN, mais tempo agirá neutralizando ácidos.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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