08-12-2023, 07:30
Em terrenos não planos devemos sempre analisar como estacionar.
Nunca atentei para a posição da 310 estacionada. Reduzir o comprimento do apoio lateral pode ser uma solução desde que se reduza muito pouco, algo entre 10 e 20mm.
Não existe "centro de equilíbrio", mas sim centro de gravidade, ou de massa ou baricentro (como queiram chamar) e ele não muda, é característica da estrutura e distribuição de pesos em toda a moto.
A projeção vertical do baricentro da moto, quanto mais afastado da linha onde os pneus se apoiam no solo, mais estável estará nesta posição inclinada.
Mas há limites pois dependendo de que lado você estaciona no plano inclinado do piso, pode fazer a moto tombar ao chão para o lado esquerdo.
Nunca atentei para a posição da 310 estacionada. Reduzir o comprimento do apoio lateral pode ser uma solução desde que se reduza muito pouco, algo entre 10 e 20mm.
Não existe "centro de equilíbrio", mas sim centro de gravidade, ou de massa ou baricentro (como queiram chamar) e ele não muda, é característica da estrutura e distribuição de pesos em toda a moto.
A projeção vertical do baricentro da moto, quanto mais afastado da linha onde os pneus se apoiam no solo, mais estável estará nesta posição inclinada.
Mas há limites pois dependendo de que lado você estaciona no plano inclinado do piso, pode fazer a moto tombar ao chão para o lado esquerdo.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...