02-03-2024, 09:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-03-2024, 10:40 por Gnegraes.)
matheus19 Escreveu:A redução de potencia é feita por causa do tipo de habilitação que a pessoa tem lá na Europa, como você mesmo respondeu mais em cima, em 2019.
"Although all bikes use the same basic engine, the F800 produces 85 hp (63 kW), which is 10 hp (7.5 kW) more power than the F700 and 14 hp (10 kW) more than the discontinued F650. Engines on both the F800 and F700 can be modified to deliver a reduced power output of 35 kW (47 hp) for European riders on restricted Category A2 licences.[6]"
"Embora todas as motos usem o mesmo motor básico, a F800 produz 85 cv (63 kW), o que representa 10 cv (7,5 kW) a mais de potência que a F700 e 14 cv (10 kW) a mais que a F650 descontinuada. Os motores do F800 e do F700 podem ser modificados para fornecer uma potência reduzida de 35 kW (47 HP) para pilotos europeus com licenças restritas da Categoria A2."
Fonte - https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_F_seri...allel-twin
A questão é que existe sim um restritor físico, que vai instalado no corpo de borboleta, pode ser que a ECU também seja feita alguma alteração para a restrição de potencia.
[ATTACH=CONFIG]11704[/ATTACH]
agora ate onde eu sei a F850GS que foi feita uma redução de potencia via software para de 95CV para 80CV por causa do ruido do escapamento que não atendia as leis antirruído atuais, ai em vez de fabricar um novo escapamento para o mercado brasileiro preferiram matar 15CV da F850GS.
Enfim a ideia da minha resposta no post era somente acrescentar a informação de que existe sim um restritor, mas que isso foi utilizado somente na europa por conta do tipo de habilitação.
No Brasil não há restritores de potência para categorias de pilotos iniciantes, só existe na Europa...
Cuidado ao pegar informações técnicas de lá, existem configurações das motos para Europa, USA (exigências de norma) e algumas para o Brasil.
Essa restrição de potência é enorme (mais de 50% da potência do motor) no caso europeu e não é o caso da redução de potência que há aqui no Brasil.
Por conta desta redução de potência no Brasil, alteraram o mapeamento da injeção na ZFE e mudaram a relação de redução coroa-pinhão, para aumentar o torque e corrigir o desempenho da moto nesta configuração.
Isso levou inclusive ao fato que tua moto não ter cavalete central devido ao novo posicionamento da corrente de rolos, o cavalete bateria na corrente....
As motos BMW são fabricadas para o mercado mundial.
A venda desta moto no Brasil é muito pequena comparada com a produção mundial deste modelo, não justifica economicamente mexer no projeto.
A mudança da relação coroa-pinhão não altera o custo de produção, pois o aumento do número de dentes tem custo irrisório.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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