15-03-2025, 18:30
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2025, 18:40 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Então... ressalvada a premissa "cada um com seu cada qual", nunca gostei de alterar o "projeto original". Pondero que os engenheiros tiveram um trabalho danado para estabelecer qual o melhor set de rodagem para cada moto/modelo e eu tenho pouco estudo para fazer algo melhor.
Fiquei pensando se o fato de ser de liga leve não altera o tamanho ou profundidade do local de encaixe do pneu na roda, o que poderia trazer algum risco ao se colocar um pneu mais fino (menor área de contato do pneu com a roda, etc).
Todavia, como eu disse, não sou especialista no assunto.
Além disso há o problema de menor massa do pneu mais estreito, o que leva a um momento angular giroscópico menor.
O que "puxa" a moto e a inclina para dentro da curva é a mudança de ângulo no eixo rotacional.
O momento angular é diretamente proporcional ao produto de (raio do centro de massa) x (rotação) x (massa girante).
O pneu tem uma grande influência no momento angular por ter sua massa na periferia do giro.
Quanto maior o diâmetro da roda dianteira, maior a força de inclinação causada pela modificação do eixo de giro, assim com também a sua massa.
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Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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