11-10-2013, 15:39
he, he, tá ficando engraçado o negócio... não se exaltem, por favor, estamos só trocando informações... mas isso é bom, eu sou doido pra acabar com essa bobagem que vejo nas pessoas evitando a gasolina aditivada como se isso fizesse algum mal, Deus do céu...
Bom, o aditivo é colocado no caminhão, sim, não existem tanques na distribuidora para gasolina comum e gasolina comum aditivada, a diferença é acrescentada diretamente no veículo após o carregamento. Mas também não é assim tão livre quanto pode ter parecido, isso é feito dentro da distribuidora, sob os cuidados dos seus funcionários, não é por gosto do motorista colocar ou não!
Gente, isso é um produto vendido por empresas imensas que dominam o planeta (Petrobras, Shell e outras assim), não é uma operação de fundo de quintal, pelo amor de Deus...
E nosso amigo Trovão está certíssimo sobre o álcool também: ele permite taxas de compressão bem maiores que a gasolina comum (20% ou mais) e sua mistura à gasolina realmente diminui a ocorrência de detonações espontâneas da mistura. Por este raciocínio ele até favorece a vida útil do motor. Por outro lado, o álcool é corrosivo e se o motor não for bem preparado para ele (revestimento dos metais, borrachas especiais) ele não funcionará bem por muito tempo. No somatório geral, considerando que nossas fábricas têm 30 anos de experiência com isso, acho que o saldo hoje é positivo, que o álcool faz mais bem que mal. Pena que seu preço subiu muito e não casa mais com o consumo elevado, mas eu recomendo que todos que possuem veículos flex que usem alguns tanques de álcool puro de vez em quando porque, da mesma forma que a gasolina aditivada, ele ajudará a limpar o motor por dentro.
...calma aí nas respostas, he he...
Bom, o aditivo é colocado no caminhão, sim, não existem tanques na distribuidora para gasolina comum e gasolina comum aditivada, a diferença é acrescentada diretamente no veículo após o carregamento. Mas também não é assim tão livre quanto pode ter parecido, isso é feito dentro da distribuidora, sob os cuidados dos seus funcionários, não é por gosto do motorista colocar ou não!
Gente, isso é um produto vendido por empresas imensas que dominam o planeta (Petrobras, Shell e outras assim), não é uma operação de fundo de quintal, pelo amor de Deus...
E nosso amigo Trovão está certíssimo sobre o álcool também: ele permite taxas de compressão bem maiores que a gasolina comum (20% ou mais) e sua mistura à gasolina realmente diminui a ocorrência de detonações espontâneas da mistura. Por este raciocínio ele até favorece a vida útil do motor. Por outro lado, o álcool é corrosivo e se o motor não for bem preparado para ele (revestimento dos metais, borrachas especiais) ele não funcionará bem por muito tempo. No somatório geral, considerando que nossas fábricas têm 30 anos de experiência com isso, acho que o saldo hoje é positivo, que o álcool faz mais bem que mal. Pena que seu preço subiu muito e não casa mais com o consumo elevado, mas eu recomendo que todos que possuem veículos flex que usem alguns tanques de álcool puro de vez em quando porque, da mesma forma que a gasolina aditivada, ele ajudará a limpar o motor por dentro.
...calma aí nas respostas, he he...