16-10-2013, 21:01
ClaudioMJT Escreveu:Prezados Amigos, boa noite!
Passei a ouvir o barulho na frente da minha GS, mas ainda vou confirmar se é reflexo dos discos flutuantes ou se tem algum parafuso ou plástico soltos. Volto no fórum para compartilhar minha experiência.
Como o assunto passou pelo termo freio, gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência ruim ao utilizar o freio trazeiro (ABS ligado) no asfalto com alguma trepidação. Passei um susto danado, pois estava chegando num cruzamento, onde eu não tinha a preferência, e no trabalho do ABS, o freio foi soltando até que entrei no cruzamento e com um pouco de "jeito" o carro passou e atravessei a rua.
Já pensei até em andar com o ABS desligado, mas penso que esta não deve ser a proposta da BMW!?
Claudio, o ABS tem por finalidade DIMINUIR o espaço de frenagem, jamais AUMENTAR.
Talvez no asfalto com trepidação excessiva, o sistema "se confunda" um pouco, pois ao perder o contato com o solo a roda para imediatamente, devido à ação do freio.
O sistema entende isso como se a roda estivesse travada e libera o freio, para evitar uma derrapagem.
Portanto, ao tocar o solo novamente a roda estará solta e precisará de algum tempo para "travar" novamente.
Isto pode sim, em situações críticas, confundir a lógica de controle do ABSe provocar um efeito contrário ao desejado.
Contudo, eu nem sonho em desligar a sistema de ABS da minha, em uso normal (não OFF-ROAD).
A situação descrita por voce é uma rara excessão e a regra é voce ter que freiar forte repentinamente e, neste caso, o ABS evita que as rodas (principalmente a traseira, que tem menos aderencia com o solo, devido à transferencia natural de peso para a roda dianteira) percam aderencia com o solo e ocorram derrapagens e os tombos inevitáveis, quando a traseira quer ultrapassar a dianteira da moto.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)